Conheça alguns tesouros escondidos no bairro do Embaré, em Santos
Por Laura Andrade/Santa Portal em 19/09/2025 às 06:00
O bairro do Embaré, em Santos, completa 146 anos de história, nesta sexta-feira (19). Considerado um bairro nobre, possui uma longa trajetória, com construções marcantes, como a icônica Igreja do Embaré, além de diversos estabelecimentos ao redor. Apesar de sua importância e extensão, muitos moradores ainda não conhecem todas as opções de lazer e atividades disponíveis na região.
Com isso, indicamos cinco lugares para que os moradores possam descobrir espaços incríveis e novas experiências escondidas no bairro.
Restaurante Drina
Localizado na Rua Oswaldo Cochrane, 37, o restaurante Drina surgiu em 1967, originalmente como a “Pensão Recanto Drina”. Na época, oferecia hospedagem com cinco quartos e chegou a receber até 20 pessoas, entre moradores fixos e viajantes. As refeições eram completas, com café da manhã, almoço e janta. Além disso, todos os pratos eram preparados pela fundadora, Dona Malak.
Em 1998, o local passou por uma grande mudança e passou a funcionar como restaurante, oferecendo um buffet variado e saboroso. Hoje, mantém o foco na culinária caseira, com destaque para o buffet árabe servido às sextas, sábados e domingos.
O restaurante funciona das 11h30 às 15h de segunda a sexta, e das 11h30 às 15h30 aos fins de semana. O ambiente é pet friendly e bike friendly, com espaço interno para guardar bicicletas.
Escola Simonian
A Escola Simonian de Música, localizada na Rua Álvaro Alvim, 80, completa, em 2025, 30 anos de atividade. Desde sua fundação, dedica-se a tornar o aprendizado musical uma experiência prazerosa e acessível, contribuindo para a formação intelectual de pessoas de todas as idades.
A escola conta com salas equipadas para diversos instrumentos e uma equipe qualificada, pronta para atender alunos de todos os estilos musicais. Sob direção de José Simonian, que é instrumentista, arranjador e compositor com mais de 40 anos de carreira, a instituição funciona de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 15h.
Burgerama – Hamburgueria & Buffet
Fundada em 17 de março de 2020, a hamburgueria e buffet Burgerama, enfrentou um grande desafio logo no início do estabelecimento após apenas dois dias aberto, precisou fechar por conta do lockdown. Sete meses depois, retomaram as atividades e desde então seguem firmes.
Localizada na Avenida Doutor Pedro Lessa, 2.104, a casa se destaca por unir comida e diversão. Com mesas equipadas com videogames, licenciados pela indústria de games, o espaço oferece uma experiência única, ideal para curtir com a família. Entre as atrações, estão fliperamas, pinball, PCs gamers, óculos de realidade virtual, Just Dance, Nintendo Switch, além de PlayStation 5, 4, Xbox One e até um cockpit de simulação.
Após cinco anos de sucesso, a Burgerama se prepara agora para iniciar seu processo de franquias, levando essa proposta inovadora para novos públicos.
Sebo do Alfaiate
Na Rua Frei Francisco Sampaio, 183, você pode encontrar um sebo pouco conhecido, mas cheio de histórias. Fundado em 1990, por Luciano Rodrigues após sua aposentadoria, o espaço começou com a venda de jornais, que evoluiu após começar a vender livros, CDs e discos.
Hoje, o Sebo do Alfaiate possui um acervo extenso, especialmente voltado a livros e discos para todos os gostos. O espaço funciona das 10h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta, e não abre aos fins de semana. O mesmo acredita que seu maior diferencial, sempre será seu rico estoque de discos antigos.
Aos 85 anos, Luciano continua à frente do negócio, com a ajuda de um assistente, mantendo viva a tradição e oferecendo cultura a preços acessíveis para todos.
Porto Gelato Gelateria
Na Avenida Doutor Epitácio Pessoa, 271, é possível viver uma incrível experiência culinária, com aquele arzinho da Itália. A Porto Gelato foi fundada em 2014 e oferece sorvetes artesanais preparados com frutas frescas, leite fresco e produtos de qualidade.
A ideia surgiu de uma conversa informal entre três sócios, onde tinha uma santista e dois paulistanos, que se chamam Paola Carbone e Ricardo Pianucci. Na época, perceberam que Santos ainda contava com poucas opções de gelato no estilo italiano e decidiram investir na gelateria. Após a pandemia, uma das sócias deixou a sociedade, e atualmente Paola e Ricardo continuam à frente do negócio com muita paixão. Os dois são atenciosos e apaixonados pelo que fazem.