23/07/2014

Terceira Via faz grave denúncia sobre sócios falsos no Santos

Por Juan Reol/#Santaportal em 23/07/2014 às 20:10

DENÚNCIA – Um grupo oposicionista à atual gestão diretiva do Santos Futebol Clube-SP fez uma grave denúncia na tarde de terça-feira (23), em Santos. De acordo com a Terceira Via Santista, presidida por Paulo Kobayashi, o quadro de associados do clube possui seis mil cadastros irregulares, conhecidos como “fantasmas”. A chapa protocolou pedido de inquérito para que a Polícia Civil investigue o caso.

Veja álbum com imagens exclusivas das carteirinhas fantasmas do Santos FC!!!!

Como acontecem as eleições presidências do clube em dezembro deste ano, a Terceira Via acredita que os seis mil sócios irregulares serviriam para que a situação fosse favorecida, iniciando o pleito em vantagem. “É como se a eleição começasse 6 mil a zero para a situação, pois eles teriam 6 mil nomes cadastrados”, acusou Orlando Rollo, presidente do Conselho Deliberativo do grupo oposicionista e conselheiro do Santos FC.

A suposta fraude no departamento social do Alvinegro Praiano chega a ser patética em relação a alguns nomes dos “sócios”. Augusto José Ramón Pinochet, ex-ditador do Chile, Vito Andolini, o Don Corleone da trilogia hollywoodiana O Poderoso Chefão, Alphonsus Capone, o mafioso italiano Al Capone e até Alexandre Nardoni , envolvido no assassinato da filha de cinco anos, são alguns dos exemplos de mau gosto escolhidos para o crime. No ato da denúncia a Terceira via apresentou carteirinhas impressas dos “fantasmas”.

Orlando Rollo explicou como pode ter acontecido a fraude. “O artigo nono do estatuto social diz que a proposta de admissão no quadro social pode ser feita por qualquer associado. Em tese, esses sócios foram indicados por outro sócio cadastrado. A proposta de admissão com as devidas informações é submetida à divisão de inquérito e sindicância do Departamento Jurídico. Caso o parecer seja pelo indeferimento, deverá ser fundamentado ao parecer do Comitê de Gestão. Não basta se cadastrar no sistema, tem de passar pela aprovação do jurídico”, explicou o conselheiro.

Ainda na denúncia apresentada por Paulo Kobayashi e Orlando Rollo foi explicado como a Terceira Via obteve as carteirinhas falsas e os nomes de todos os seis mil sócios falsos. “Todo esse material chegou para a gente em um envelope anônimo com uma suposta carta escrita por um ex-funcionário da CSU”, disse o presidente do conselho, lembrando que a CSU é a responsável pelo cadastro de sócios e envio das carteirinhas.

Como todos estes “sócios” foram todos registrados em novembro de 2013, todos os seis mil estariam aptos para votar em dezembro de 2014. De acordo com o novo estatuto do Santos FC, basta um ano no quadro associativo, e com as mensalidades em dia, para a autorização a votar.

Leia na íntegra a resposta do Santos FC sobre o caso. A assessoria de imprensa do clube enviou por volta das 19 horas de terça-feira (23):
Em reunião informal realizada pela Comissão Eleitoral com os Conselheiros, em 10/06/14, no Conselho Deliberativo do Santos FC, e com representantes da Superintendência Administrativa, Tecnologia e Informática e Comunicação do Clube essas irregularidades foram apresentadas. Foi explicado que o SERASA havia sido contratado desde fevereiro para fazer uma verificação rigorosa do cadastro de sócios do clube. A finalidade é atualizar informações como nomes, CPFS, endereços, e-mails e dar baixa nos cadastros das pessoas que já morreram. O cadastro atualizado garante algumas receitas importantes do clube e também permite aos associados aproveitarem uma série de vantagens de ser Sócio-Rei. Além disso, o cadastro atualizado será também peça fundamental na eleição de dezembro. Nesse trabalho de checagem, em um universo de cerca de 60 mil associados, foram encontrados 49 nomes cadastrados, onde o CPF não batia com os nomes.

Nesse grupo constavam as carteiras de sócios “fantasmas” apresentadas hoje à Imprensa pela Associação Terceira Via. Esses 49 nomes estão bloqueados desde fevereiro e março deste ano. Além disso, cerca de 6 mil associados apresentaram problemas de informação. Desses aproximadamente 5 mil tinham erros de grafia no nome e endereço e já foram sanados. Restaram cerca de 1 mil que ainda estão sendo investigados para checar diferenças entre CPFS e nomes, podendo inclusive ser de associados que usam o mesmo CPF para seus filhos e dependentes ou de sócios muito antigos da época que ainda não havia CPF. Todos eles serão convidados a se recadastrar, conforme foi divulgado na reunião do dia 10/06/2014.A reunião, que foi gravada, está há mais de um mês à disposição do público no site do Santos FC (clique aqui).

Todas as carteiras abaixo tem como data de cadastro: 26/11/13
Alphonsus B. Capone, Bloqueada desde 20/02/14
Vito A. Andolini, Bloqueada desde 10/02/14
Edgar F.B. Fernandez, Bloqueada desde 28/02/14
Alexandre A. Nardoni, Bloqueada desde 05/03/14
A.J.R Pinochet, Bloqueada desde 17/02/14

No mais, o Clube esclarece que todas as informações referentes à Eleição devem ser tratadas ou pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Schiff, ou pelo presidente da Comissão Eleitoral, Ricardo Campanário.

Leia também:
Santos FC testa com conselheiros voto à distância via internet visando eleições de dezembro

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.