Terceira pista da Imigrantes pode ser concluída até 2030

Por Santa Portal em 09/08/2024 às 16:40

José Luiz Borges
José Luiz Borges

Com o projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes já contratado, o empreendimento pode ser inaugurado até 2030. A previsão foi feita pelo diretor geral de concessões do Grupo Ecorodovias, Rui Klein, em painel do VIII Congresso ABDM, na tarde desta sexta-feira (9).

“Nós vamos vencer todas as etapas do projeto: funcional, executivo e licenciamento ambiental, para que a gente possa propiciar essas obras, possivelmente, em 2026”, afirmou Klein.

O primeiro passo para a construção da terceira pista ocorreu no começo do ano, quando o secretário de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo, Rafael Benini, autorizou a Ecorodovias a elaborar os estudos necessários para a elaboração do projeto.

Com o objetivo de solucionar gargalos de mobilidade entre a Baixada Santista e o Planalto, a terceira pista da Imigrantes será um importante novo acesso ao Porto de Santos. Klein relembrou do incêndio no terminal da Ultracargo, em 2015, que isolou o complexo portuário santista.

“Se tivesse que evacuar a cidade, teríamos um grande problema. A Anchieta ficou isolada por conta do incêndio. Ou seja, temos que ter mais acesso”, destacou. Klein ainda citou o viaduto do fundo da Alemoa, que passaria sobre a ferrovia, como mais uma alternativa que já está em andamento.

Serviço

O VIII Congresso de Direito Marítimo e Portuário da ABDM é uma realização do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Unisanta e ABDM.

O evento conta com o patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP), CentroNave, Santos Brasil, Sopesp, Eldorado Brasil, Praticagem São Paulo, Ecoporto Ecorodovias, Fenamar, Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, Marimex Inteligência Portuário em Logística Integrada, DP World, Autoridade Portuária de Santos (APS), Ministério de Portos e Aeroportos e Governo Federal.

O congresso tem o apoio institucional da Federação Nacional das Operários Portuárias (Fenop), Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres (Abratec).

Além do apoio da Sammarco Advogados, Lopes Pinto Advogados Associados, Proinde, Pedro Calmon Filho & Associados (PCFA), Escritório Jurídico Carbone (EJC), Reis Braun Regueira Advogados, Revoredo Advocacia, Cristina Wadner Advogados Associados, Kincaid Mendes Vianna Advogados, Mattos Filho e Salomão Advogados.

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