Templo sagrado dos santistas, Vila Belmiro completa 107 anos nesta quinta-feira

Por Guilherme Esron em 12/10/2023 às 13:00

Divulgação/Santos FC
Divulgação/Santos FC

O estádio que viu nascer o maior jogador de futebol de todos os tempos e que presenteou o mundo com gols antológicos completa 107 anos nesta quinta-feira (12). O Urbano Caldeira, a famosa Vila Belmiro, é mais do que apenas um estádio de futebol, é o templo sagrado dos torcedores santistas.

Emoção, amor e paixão. Estes são alguns dos sentimentos que todo apaixonado pelo Santos tem ao acompanhar o jogo do time neste estádio mágico. O Santa Portal conversou com os fanáticos pelo Santos Futebol Clube e traz relatos de como começou esta paixão pelo Peixe e pela Vila mais famosa do mundo.

“É a Vila mais famosa do mundo, o templo sagrado do futebol é contagiante, mágico, um lugar único, apaixonante e palco de muitos espetáculos. Me sinto privilegiado por poder ver o meu time jogar neste estádio”, diz Carlos Henrique, de 28 anos.

Ao longo desta semana, a Santa Cecília TV e o Santa Portal exibiram uma série de reportagens celebrando o 107º aniversário da Vila Belmiro. Nelas o torcedor pode passear pela história e reviver momentos marcantes dentro do estádio.

Mas o que será que desperta essa paixão tão grande nos torcedores pelo mítico estádio santista? Os irmãos Victor, de 26, e Jonas Pereira, de 25 anos, explicam.

“A Vila é mágica, todos os jogos são um sentimento diferente, um verdadeiro caldeirão. Amor que passa de pai para filho”, diz Jonas. Seu irmão, Victor, completa: “Um amor hereditário, segunda casa, templo do futebol, local onde o futebol se transformou no que é hoje”.

Arquivo Pessoal

Os irmãos contam que desde que eram muito novos, seu pai já os levava para assistir aos jogos na Vila Belmiro e graças a isso, o amor só aumentou. Inclusive, Jonas, já está repassando para o filho Davi, de 2 anos, os ensinamentos de seu pai.

A Vila Belmiro proporciona diversas histórias como esta. Pais levando seus filhos ao estádio e gerando assim a identificação com o clube. Para Estêvão Miranda, de 27, não foi diferente, desde pequeno, ia com seu pai ver jogos na Vila e foi assim que sua paixão pelo Santos começou. O torcedor confessou que sempre vai aos jogos sente uma emoção muito forte.

“Emoção muito forte, lembro de quando era criança e meu pai me levava e que foi assim que me apaixonei pelo futebol. Sentimento único e quem não é santista jamais entenderá como a Vila é mágica”, conta o engenheiro.

Arquivo Pessoal

“Lugar Mágico”, é assim que os santistas se referem ao estádio da Vila Belmiro. O empresário Luiz Paulo Aguiar, de 20, exalta o estádio e afirma que é sempre uma honra estar em um lugar sagrado do futebol e assim como os demais entrevistados, diz que é um sentimento passado de pai para filho.

“É um lugar único, mágico e de muita tradição! É sempre uma honra estar lá, esse sentimento é passado de geração em geração e eu pretendo continuar o legado ensinado meus filhos a nascerem, viverem e no Santos morrerem”, brinca Luiz Paulo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.