Telhados de casas são destruídos por madeiras e materiais de prédio em construção em SV; VÍDEOS

Por Santa Portal em 22/03/2024 às 16:00

Reprodução
Reprodução

O vendaval registrado durante a tempestade que ocorreu na noite da última quinta-feira (21) trouxe transtornos para moradores de São Vicente. Casas próximas a um edifício que está sendo erguido no bairro Parque São Vicente foram atingidas por materiais de construção e madeiras que se desprenderam do prédio. Os telhados de alguns imóveis foram destruídos em razão desse incidente.

Moradores da vizinhança do edifício de 25 andares, localizado na Rua Carijós, nº 220, contaram ao Santa Portal que, toda vez que há uma ventania, os imóveis próximos da construção acabam sendo atingidos.

“Caiu detrito da obra em construção e abriu um rombo no telhado. É a segunda vez que isso acontece e, infelizmente, a construtora não se responsabiliza porque acham que põe uma telha nova e está resolvido o problema. Acontece que a sujeira e o material continuam caindo da obra. Não é questão de trocar telha, eles precisam impedir que os detritos da obra caiam na vizinhança. A Prefeitura nem sabe o que está acontecendo. Eu quero que eles venham reparar os danos que causaram na vizinhança e tomem providências para que isso não se repita”, disse o aposentado Flávio Mauri Costa, que mora na Rua Guarany, nas imediações da construção.

O portuário Vladimir de Almeida Mandira, que também mora próximo ao local, relatou o mesmo tipo de problema que causou estragos em sua residência.

“Já faz um tempo que ocorre esse tipo de situação, não é a primeira vez. Acho que precisa resolver a situação de segurança principalmente do prédio. Esse risco não é de hoje, é corriqueiro. É algo que precisa ser solucionado. Subi no prédio e vi que o edifício em construção tem várias telhas quebradas, com pedaços de madeira soltos que poderiam ter atingido pessoas. A providência tem que ser rápida e iminente para solucionar o problema. Por causa desse tipo de situação pode ocorrer uma morte, o que ninguém quer, por negligência de pessoas da parte de segurança e construção do prédio. Isso precisa ser eliminado urgentemente”, afirmou Vladimir.

O artesão José Guerra relatou que, por pouco, a sua mulher não ficou ferida gravemente por causa da queda dos materiais de construção sobre a casa onde ele mora.

“Acredito que a obra já está dois anos, no início era só o barulho. Mas quando começaram a subir os pavimentos começaram os problemas como a falta de proteção e segurança adequada. Colocam telas inadequadas, que não tem efeito nenhum e não protege nada. Recorremos para a fiscalização da Prefeitura, que veio no começo do mês passado, e eles explicaram que estava inadequada a proteção. O que aconteceu ontem colocou a minha esposa em risco. As vigas caíram sobre o telhado no momento em que ela estava na sala e por pouco não foi atingida”, destacou.

Por isso, Guerra ressalta que medidas devem ser tomadas para que não haja uma vítima fatal em decorrência da queda de materiais de construção do edifício.

“O fiscal me explicou que ele vem, faz o relatório e encaminha para a Secretaria de Obras, mas eu não vi providência nenhuma pelo que foi relacionado ao problema. Nós gostaríamos que a obra continue, mas sem colocar a vida de ninguém em risco. Isso é um absurdo. Só vão tomar providência se houver alguma morte. Vigas, pedaços de madeira, tudo que é material de uma construção civil está caindo sobre as nossas casas”, desabafou o artesão.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura Municipal de São Vicente, por meio da Secretaria de Licenciamento (SEL), informa que, após o ocorrido, uma equipe foi enviada para vistoriar o local, pois trata-se de uma construção particular.

“Após a conclusão da fiscalização será emitido um relatório informando se a construtora atende todas as regulamentações para execução das obras com a devida segurança. Vale ressaltar, que caso as cláusulas tenham sido infringidas, os responsáveis serão notificados judicialmente para depoimento”, diz a nota da Administração Municipal.

“Por se tratar de um empreendimento particular, todo o reparo necessário nas construções ao redor é de responsabilidade da construtora”, conclui a Prefeitura.

O Santa Portal também entrou em contato com a Credlar Construtora, responsável pela obra, que se manifestou por meio de nota.

Leia o posicionamento da construtora na íntegra:

Informamos que nossa região está atualmente sob alerta de fortes tempestades, as quais
causaram caos durante a madrugada. Diversos problemas foram relatados, incluindo falta de
luz, explosões de geradores, alagamentos.

Devido à intensidade da ventania em toda a Baixada Santista, algumas peças foram deslocadas
pelo vento. É importante ressaltar que a Credlar Construtora adota rigorosos padrões de
segurança em todas as suas operações. Todos os equipamentos de proteção coletiva são
utilizados de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores, visando garantir a
integridade não apenas de nossos colaboradores, mas também da comunidade ao redor. Além
disso, informamos que estamos sujeitos a auditorias mensais conduzidas pela engenharia da
CAIXA ECÔNOMICA FEDERAL, reforçando a seriedade com que encaramos as práticas de
segurança em nossos empreendimentos.

Neste momento, estamos agindo com cautela devido ao risco de acidentes decorrentes da
superfície escorregadia e frágil.

A Credlar Construtora reafirma seu compromisso com a segurança, transparência e bem-estar
da comunidade. Estamos empenhados em resolver qualquer questão pendente e
continuaremos a trabalhar de maneira ética e responsável para contribuir positivamente para o
desenvolvimento da cidade.

Estamos em contato com as autoridades competentes para coordenar as ações de resposta e
minimizar os impactos dessa adversidade em nossa região.

Agradecemos à imprensa e à comunidade por sua atenção e permanecemos à disposição para
esclarecimentos adicionais.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos neste momento difícil desafiador.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.