Tebet visita desalojados após temporal em Guarujá e promete ajuda do governo federal

Por Rodrigo Martins em 20/02/2023 às 15:24

Fabiano Roma/Santa Cecília TV
Fabiano Roma/Santa Cecília TV

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), esteve na manhã desta segunda-feira (20) em um dos centros de acolhimento montados pela Prefeitura de Guarujá para atender as 190 pessoas desalojadas após as fortes chuvas que atingiram a região no último final de semana. Tebet afirmou que o governo federal possui recursos suficientes para ajudar os municípios da Baixada Santista e do litoral norte afetados pelo temporal.

“O Ministério da Integração e de Desenvolvimento Regional conta com recursos para atender primeiramente os municípios em estado de calamidade. São Sebastião, uma portaria já foi decretada, e Guarujá também. Uma vez decretada calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, todos os recursos necessários estão disponíveis para Guarujá (e Bertioga)”, disse a ministra, durante visita à Escola Municipal Benedita Blac de Oliveira, no bairro Perequê.

Simone Tebet destacou também que está conversando com ministros, parlamentares e autoridades locais para colocar a pasta que ela comanda, o Ministério do Planejamento e Orçamento, auxiliando as cidades que foram mais afetadas pelo temporal.

“Não podemos deixar que pessoas e famílias fiquem em situação de risco. Em Guarujá, a Defesa Civil tem feito um excelente trabalho nesse sentido. As equipes me parecem muito competentes e proativas. Eles se preveniram e não tivemos vítimas fatais aqui”, afirmou.

A ministra contou que estava passando o feriado de Carnaval em Guarujá, onde tem um apartamento. Ela integraria a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rumo ao litoral norte, para acompanhar os reflexos da chuva naquela região, mas acabou permanecendo em Guarujá por causa das dificuldades de acesso àquela região por estradas.

“Estava passando o carnaval em Guarujá. Eu iria com a comitiva presidencial até o litoral norte por solo, mas com a estrada interditada, achei melhor ficar aqui e dar atenção para Guarujá. Não vim apenas conhecer a região, mas também vim ver quais são as medidas que o município está tomando e no que podemos ajudar”, comentou.

Tebet ainda reforçou que o governo federal dará prioridade para as famílias afetadas por esse temporal. Segundo a ministra, as vítimas dessas fortes chuvas devem receber prioridade no levantamento do FGTS e na construção de casas populares.

“Agora é hora de socorrer as famílias, primeiramente com água, alimentos e comida. Vamos acomodar essas pessoas. É uma fatalidade, uma tragédia, mas não podemos esquecer dessas famílias. Vamos acelerar junto com a Caixa Econômica Federal o levantamento do FGTS. Foi uma determinação do presidente Lula que os ministros estejam engajados nessa, que é uma das maiores tragédias, consideradas dos últimos anos”, encerrou.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.