Tartaruga-verde passa por reabilitação e é devolvida ao mar em Guarujá
Por Santa Portal em 18/04/2022 às 21:17
Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi devolvida ao mar após passar por quatro meses em reabilitação no instituto Gremar. A ação aconteceu na praia do Guaiúba, em Guarujá, na última semana, no dia 12 de abril.
O animal, juvenil, chegou ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos no dia 17 de janeiro, após duas semanas sob cuidados da Unidade de Estabilização de Praia Grande. A unidade também foi a responsável pelo seu resgate, na Praia do Sonho, em Itanhaém.
A tartaruga-verde estava magra e com inúmeros fibropapilomas, que são tumores benignos, pelo corpo. O réptil foi submetido a exames de hemograma e bioquímicos para uma avaliação mais precisa sobre seu estado de saúde.

Os resultados indicaram alterações significativas quanto ao número de trombócitos, proteínas e leucócitos, o que levou a equipe do Instituto Gremar a iniciar um tratamento específico para recuperar esses níveis e torná-la apta para realização das cirurgias necessárias para seu restabelecimento completo.
Cumprida a primeira etapa, foram necessárias cinco cirurgias para remoção completa dos tumores, além de cuidados intensivos complementares para uma boa cicatrização e manutenção dos bons níveis em exames clínicos.
Paralelamente ao processo de recuperação, foram realizadas sessões de natação com tanque em nível progressivo, avaliação da flutuabilidade e alimentação em livre demanda.
A reabilitação foi concluída com sucesso e sua volta ao mar, na praia do Guaiúba, foi assistida por dezenas de banhistas, que se emocionaram com a cena.