01/01/2023

Tarcísio de Freitas é empossado governador de SP em cerimônia na Assembleia

Por Artur Rodrigues e Joelmir Tavares/Folha Press em 01/01/2023 às 10:27

Zanone Fraissat/Folhapress
Zanone Fraissat/Folhapress

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tomou posse neste domingo (1º) na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

O novo governador fez o juramento, assim como o seu vice, Felício Ramuth (PSD). Depois disso, o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), declarou Tarcísio empossado. Durante a cerimônia, foi feito um minuto de silêncio em homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

A cerimônia de posse é dividida em duas etapas, a primeira na Assembleia Legislativa, com o juramento de cumprir a Constituição e as leis, e a segunda, no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo), onde a solenidade inclui a posse do secretariado e cumprimentos de políticos e apoiadores.

O novo governador paulista passa a comandar o estado mais rico do país com situação financeira confortável (R$ 30 bilhões em caixa) e base política formada. Tem, no entanto, o desafio de equilibrar interesses de aliados, entre moderados e bolsonaristas, e avançar em suas promessas de privatização.

Tarcísio, de 47 anos, é o 64º governador de São Paulo e assume o Palácio dos Bandeirantes depois de um ciclo de 28 anos do PSDB à frente da administração estadual.

Após Rodrigo Garcia, que tentou a reeleição e foi derrotado, o partido deixa de comandar o estado onde venceu todas as eleições de 1994 a 2018. Rodrigo apoiou Tarcísio no segundo turno contra Fernando Haddad (PT).

O vice Felício Ramuth, 54 anos, foi prefeito de São José dos Campos entre 2017 e abril de 2022, quando renunciou para disputar a eleição estadual.

A candidatura de Tarcísio foi patrocinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que designou seu então ministro da Infraestrutura para concorrer em São Paulo.

A vitória no estado foi também uma demonstração de força do bolsonarismo, que saiu derrotado na eleição nacional, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O novo governador terá ampla maioria na Assembleia Legislativa de São Paulo – os partidos que o apoiam somam 63 das 94 cadeiras da Casa. Os deputados da nova legislatura tomam posse em março.


Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

TARCÍSIO É OFICIAL DO EXÉRCITO E FOI MINISTRO DE BOLSONARO

Tarcísio é oficial do Exército formado pela Aman (Academia Militar de Agulhas Negras) e serviu na missão de paz no Haiti. É graduado em engenharia civil e tem mestrado em engenharia de transportes pelo Instituto Militar de Engenharia.

Foi diretor-executivo e diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no governo de Dilma Rousseff (PT). Depois, atuou como secretário do Programa de Parceria de Investimentos, durante os governos Dilma e Michel Temer (MDB).

Antes do Dnit, Tarcísio passou pela pela CGU (Controladoria-Geral da União), onde foi assessor da direção de auditoria e, depois, coordenador de auditoria. Foi também analista legislativo da Câmara dos Deputados. Em 2019, com o início do governo Bolsonaro, foi nomeado ministro da Infraestrutura, cargo que ocupou até março de 2022.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.