Tarcísio autoriza construção de moradias e diz que número de palafitas em Santos é inadmissível

Por Santa Portal em 01/08/2025 às 20:00

Montagem: Santa Portal
Montagem: Santa Portal

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (1º) que todas as famílias afetadas pelo incêndio que destruiu cerca de 100 casas na Zona Noroeste de Santos serão contempladas pelo programa habitacional do Estado. Segundo o chefe do Executivo estadual, a presença de palafitas na região é “inadmissível”, e por isso autorizou a construção imediata de 416 novos apartamentos em dois conjuntos habitacionais.

“Com muito pesar, com muita tristeza, principalmente por saber que houve uma vítima fatal. É inadmissível, nessa altura do campeonato, ainda termos tantas palafitas. Uma realidade que vamos trabalhar muito para mudar. Hoje, a gente autorizou a construção de mais 416 apartamentos”, declarou o governador. Serão construídas 216 unidades no Conjunto Habitacional Iguape, em Santos, e outras 200 no Conjunto Vicentino II, em São Vicente.

Além disso, o governador anunciou que o Estado disponibilizará outras 574 moradias no Condomínio Santos AB, com entrega prevista para dezembro, e 300 unidades no Conjunto Jabaquara, com previsão para janeiro. Os imóveis fazem parte do programa Vida Digna, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que tem como objetivo retirar famílias de áreas de risco e realocá-las em moradias regularizadas.

Ao todo, o programa prevê a construção de 2,9 mil unidades habitacionais, das quais 936 já foram entregues e outras 1.996 estão em fase de produção. “Ninguém que perdeu a casa ficará desassistido. Todos serão contemplados pelo programa habitacional do Estado. Isso é o mais importante: garantir tranquilidade às pessoas”, afirmou Tarcísio.

Situação das famílias

O incêndio teve início por volta das 7h. As chamas foram controladas por volta das 10h e os bombeiros seguiram no combate ao pequenos focos de incêndio. O fogo foi totalmente controlado às 11h. Desde então, cerca de 500 pessoas, distribuídas em 200 famílias, são atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rádio Clube, podendo solicitar acolhimento emergencial. O Complexo Esportivo da Zona Noroeste está funcionando como abrigo temporário.

A Secretaria Municipal de Saúde montou um posto de atendimento no local e o Samu realizou 11 atendimentos, a maioria por inalação de fumaça e crises nervosas. Não houve outras remoções hospitalares além do caso fatal de uma idosa, de 60 anos, que morreu durante o incêndio após se recusar a deixar a casa e pular no mar. O corpo foi encontrado carbonizado.

Apoio social e recursos emergenciais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) enviou equipes à comunidade São Sebastião para prestar atendimento direto às famílias. Por meio do programa de Benefício Eventual, cada família atingida receberá R$ 1.000 para suprir necessidades básicas, como compra de roupas de cama, utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos.

Além disso, o governo estadual vai repassar R$ 70 mil para apoio aos serviços municipais de assistência social. Os recursos serão liberados assim que a Prefeitura publicar decreto de estado de emergência ou calamidade, conforme estabelece a Resolução SEDS nº 06/2025.

Profissionais de psicologia e assistência social da Seds em São Vicente poderão ser mobilizados para atuar diretamente nos abrigos, conforme avaliação da demanda local.

A Defesa Civil do Estado enviou 100 kits de higiene pessoal, 200 colchões, 200 jogos de cama, 200 cobertores e 200 travesseiros. O Fundo Social de São Paulo também enviou: 150 cestas básicas, 15 caixas de roupas, duas caixas de brinquedos, três caixas de sapatos, 121 escovas de dente, 120 cremes dentais, 216 sabonetes, 120 pacotes de absorventes e 120 desodorantes

Já o programa Bom Prato distribuiu 300 refeições no almoço e outras 300 no jantar nesta sexta-feira (1º), com retirada nas unidades da Vila Gilda e Santos 1 – Mercado. A alimentação das famílias no abrigo emergencial será mantida diariamente, inclusive aos finais de semana. As refeições serão preparadas pelos restaurantes do programa e entregues pela prefeitura.

Pontos de doação

A campanha de arrecadação de donativos continua. A população pode colaborar entregando roupas, alimentos e itens de higiene pessoal nos seguintes locais:

  • Fundo Social de Solidariedade de Santos – Av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada
  • Centro Esportivo da Zona Noroeste – Rua Fausto Felício Brusarosco, s/nº, Castelo
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.