Tainara Lisboa se torna a primeira atleta da região no ranking do UFC

Por Rodrigo Cirilo em 09/11/2023 às 11:26

Chris Unger/Zuffa LLC
Chris Unger/Zuffa LLC

A lutadora de Santos Tainara Lisboa tornou-se a primeira representante da Baixada Santista em um ranking feminino do UFC (Ultimate Fighting Championship). Na atualização da última terça-feira (7), a atleta aparece na 15º posição da categoria peso-galo (até 61kg) da maior organização de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo.

Apesar de figurar entre as melhores lutadoras da categoria, ‘Thai Panther’, apelido que recebeu após se tornar bicampeã mundial de muay thai, estreou apenas há seis meses no UFC. Em entrevista ao Santa Portal, a atleta revela que o crescimento repentino é fruto de um trabalho de longa data.

“Dentro da organização foi rápido, mas foram anos de trabalho antes disso. Confesso que não estava esperando, fiquei muito emocionada quando fiquei sabendo. Poder ver que tudo está criando forma, e uma forma tão forte, é realmente um sonho incrível. Sensação indescritível”, conta.

A santista possui 100% de aproveitamento em suas duas lutas na competição. A primeira vitória foi em maio, contra a australiana Jessica Rose-Clark, por finalização, enquanto a outra, foi em outubro, diante da compatriota Ravena Oliveira, por decisão unânime dos juízes.

Os rankings do UFC são baseados nas votações de jornalistas, que, por sua vez, consideram o desempenho por luta dos atletas, dificuldade de adversários, entre outros quesitos. Apenas o campeão e os outros 15 melhores da categoria aparecem na lista.

Entre os homens, Charles do Bronxs, do Guarujá, está na primeira colocação da categoria peso-leve (até 70 kg), atrás apenas do russo Islam Mackhachev, que desbancou o brasileiro no ano passado. Charlinho também aparece na quinta posição do ranking peso-por-peso, que agrupa atletas de todas as categorias.

Próximo passo

Thai Panther planeja escalar o ranking do peso-galo, que conta com três ex-campeãs da categoria, as estadunidenses Julianna Peña (1ª) Holly Holm (4ª) e Miesha Tate (11ª). Contudo, o cinturão da categoria está vago desde a aposentadoria de Amanda Nunes, em junho.

“Vou buscar os outros degraus, sempre para frente, subindo uma por uma. Essa é a proposta que vou fazer para o UFC. Estou no aguardo [de outra luta], algumas coisas para resolver, algumas lesões para cuidar, mas é obvio que agora que estou no top 15, quero a próxima”, explica.

A próxima que a santista cita é a estadunidense Chelsea Chandler (14ª), que perdeu sua última luta, em julho, para a brasileira Norma Dumont (10ª). Aliás, o Brasil possui outras três atletas no topo da categoria, Ketlen Vieira (3ª), Karol Rosa (8ª) e Josiane Nunes (13ª).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.