Suspeito de envolvimento no assassinato de ex-delegado é morto pela polícia no Paraná
Por Santa Portal em 30/09/2025 às 11:15
A Polícia Civil de São Paulo confirmou, nesta terça-feira (30), que um dos suspeitos identificados no caso do assassinato do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes foi morto em confronto durante operação em Curitiba (PR). A informação foi divulgada em vídeo nas redes sociais pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, ao lado do delegado-geral Artur Dian.
O suspeito morto, identificado como Humberto Alberto Gomes, teve seu mandado de prisão expedido no último dia 23, após a identificação de suas digitais em uma casa utilizada pelos criminosos em Mongaguá. Ele tem passagens por roubos e organização criminosa e foi identificado como possível atirador na emboscada sofrida por Ruy. Oito pessoas já foram identificadas na investigação e quatro estão presas.
“No momento da prisão, esse indivíduo preferiu entrar em confronto com os policiais aqui de São Paulo, com apoio dos policiais do Paraná, e foi neutralizado”, explicou o delegado-geral.
“Nós não vamos parar enquanto não tivermos a certeza da real motivação do triste caso do assassinato do doutor Ruy”, afirmou Derrite. As investigações seguem em andamento para esclarecer o crime por meio equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Decap e do Deinter-6.
O crime
O ex-delegado-geral de São Paulo foi assassinado no fim da tarde do último dia 15, em Praia Grande. O carro do policial civil aposentado foi atingido por 29 tiros de fuzil no momento em que saía da prefeitura, onde trabalhava como secretário de Administração.
Imagens do ataque mostraram o momento em que ele tentou fugir e bateu em dois ônibus em uma avenida movimentada. Ao menos três homens encapuzados e com coletes à prova de balas desceram de um dos veículos usados no crime e o alvejaram. Ele morreu no local.
Até o momento, quatro suspeitos já foram presos, incluindo o homem apontado pelas investigações como um dos possíveis autores dos disparos que atingiram o delegado.