12/09/2018

Surgimento de escorpiões venenosos preocupa em cidade do interior paulista

Por #Santaportal em 12/09/2018 às 16:59

REGISTRO – O surgimento de escorpiões venenosos preocupa moradores e está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológico de Registro, no interior de São Paulo. Segundo dados do município, o número de casos de pessoas picadas pelo animal subiram de sete, no ano passado, para nove nesse ano.

Nenhum caso de morte por picada de escorpião foi divulgado na cidade do Vale do Ribeira, porém a quantidade de escorpiões em Registro, principalmente nos bairros Alay Correia e Jardim Valeri, tem chamado a atenção entre os moradores do município. Nos últimos meses, sete pessoas de uma mesma família foram picadas por escorpiões.

Na manhã de segunda-feira (10), foi confirmada a informação de aparecimento de escorpiões pela Vigilância Municipal de Registro. Fotos dos animais venenosos já vêm circulando nas redes sociais, provocando medo e preocupação à população.

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura Municipal de Registro divulgou uma nota sobre a repercussão do caso dos Escorpiões, esclarecendo o caso e divulgando os devidos cuidados.

Confira a nota publicada, abaixo:
?Com o intuito de esclarecer alguns boatos das redes sociais, informamos que: Não existe surto de escorpião em Registro

Sobre o aparecimento do animal:
– O aparecimento de escorpiões em alguns locais do município de Registro não é de hoje. Há alguns anos que já se sabe da existência de escorpiões no município e este fato não difere do cenário nacional.

– Não existe um ?surto? como está circulando nas redes sociais. Temos apenas o registro da aparição de escorpiões em duas ruas na cidade: Rua Seiji Sumida – Bairro Alay Corrêa e Rua Joaquim Marques Alves – Bairro Jardim Valeri

O Escorpião
A espécie encontrada aqui é o “Tityus serrulatus” (escorpião amarelo). Esta espécie é venenosa e possui alta probabilidade de causar um ?acidente grave?. Eles são pequenos, entre 10 e 12 cm, discretos, têm hábito noturno e são tímidos, preferindo se esconder em lugares escuros e úmidos, como pilhas de entulhos, frestas em casas, roupas e calçados.

Cuidados
É muito importante que a população (moradores que residam nos bairros onde já foi encontrado escorpião) seja orientada sobre alguns cuidados que deva tomar para sua segurança e no combate da proliferação do animal, tais como:

– Evitar o amontoamento de sapatos, roupas e utensílios domésticos;

– Examinar os sapatos antes de colocá-los;

– Eliminar baratas;

– Manter camas e berços afastados das paredes e verificar colchões e roupas antes de usá-las ou deitar;

– Fechar as frestas das paredes e assoalho da casa e manter o quintal capinado e limpo, evitando o acúmulo de folhas secas, lixo ou material de construção.

– Ao encontrar um escorpião, chame a Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica através do telefone 3822-1411.

Ações da Prefeitura
A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica já realiza um intenso trabalho educativo nas regiões citadas com palestras nas escolas e visita de casa em casa pela Equipe de Endemias, orientando e realizando o controle do animal.

Essa infestação vem sendo observada em vários locais do país. Segundo os especialistas, o escorpião se urbanizou devido ao desmatamento e, consequentemente, o desequilíbrio ecológico e sua fácil proliferação, que se dá por “partenogênese”, ou seja, a fêmea consegue procriar sem a fertilização de um macho.

Maiores informações entrar em contato com Vigilância Epidemiológica do município, através do telefone: 13 38221411.?

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.