29/12/2021

Covid-19 é um kinder ovo do mal, diz infectologista sobre supervariante

Por Noelle Neves em 29/12/2021 às 08:45

Reprodução
Reprodução

A covid-19 é como um kinder ovo do mal. Essa é a definição dada pela infectologista Elisabeth Dotti perante a descoberta da nova variante da doença, a Delmicron – combinação de duas estirpers, Delta e Ómicron.

“Quando achamos que sabemos tudo sobre o coronavírus, temos uma nova surpresa ruim. A supervariante tem altíssima capacidade de multiplicação, como a Ómicron, e grande mortalidade e gravidade como a Delta”, explicou Dotti.

O alerta sobre a Delmicron foi dado por cientistas na última terça-feira (28), após verificação de surto nos Estados Unidos e na Europa. “Nessas localidades, a pesquisa não para. Ao menor sinal de alteração, já são feitos estudos para preparar os hospitais para receber os casos. Tudo é muito bem respaldado. No Brasil, não temos isso. Quando ocorreu alguma coisa, precisamos reportar e as universidades europeias e americanas fazem as análises”, contou.

A grande preocupação, de acordo com ela, foi decidirem comunicar a imprensa sobre o que está ocorrendo. Isso, em sua visão, indicaria uma preocupação. “A comunidade médica está de cabelos em pé. É como se a covid-19 tivesse vestido a capa do Super-Homem e saído na rua. O que se sabe? As vacinas seguram? Como deve ser feito o tratamento? Sabemos muito pouco”, analisou.

A infectologista aponta que o principal ponto de preocupação é não ter informações o suficiente sobre os indivíduos mais atingidos. Segundo ela, no momento, apenas pessoas imunocomprometidas foram infectadas. É preciso ficar de olho comportamento, visto que se perpetuar, o mundo pode voltar à estaca zero.

“Nos casos vistos, precisou de uma condição extra para existir. Mas é fundamental observar, porque a Delmicron não precisa caminhar de um lado para o outro. Só a microestimulação é o suficiente. Veja, todo o mundo tem a Ómicron e a Delta, essa fusão gera uma terceira. A disseminação será fácil, porque o ambiente é receptivo de ter as outras duas”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.