19/06/2015

Star Wars desperta fanatismo

Por Repórter Universitário em 19/06/2015 às 19:48

Bruna Faro

Há muito tempo, numa cidade não muito distante, um pequeno menino, chamado Alexandre, gostava muito de assistir TV. Em um dia comum, vendo sua maratona de filmes, ele se deparou com uma nova galáxia: Star Wars .

“Nos anos oitenta, Star Wars era exibido pela Manchete, mas eu nunca conseguia ver”, conta o guarda noturno Alexandre Cury. A primeira vez em que ele viu um dos longas da série foi quando a Globo comprou a franquia e exibiu na programação.

“Fizeram muita propaganda, falaram até no Jornal Nacional”, conta. “Eu vi tudo em preto e branco, não tinha TV colorida em casa. Quando eu assisti o Império Contra Ataca , a minha televisão estava quebrada e eu vi naquelas TVs portáteis”, comenta ele.

A felicidade que esses filmes proporcionam, não só para Alexandre mas para todos que os apreciam, é considerada impressionante. Uma visão clichê poderia apontar que é algo de outro mundo. Mas, na realidade, pode ser a definição de fanatismo: a dedicação excessiva a alguém, ou a alguma coisa, uma paixão.

E essa paixão é tão grande que alguns até convidam os personagens para um dos dias mais importantes de suas vidas, o casamento. Foi o caso de Ronaldo Burgatti, de 51 anos. “Vários sonhos se realizaram naquele dia, foi muito especial”, conta ele.

Seu casamento foi no dia 6 de outubro de 2010. A cerimônia ocorreu na Igreja do Embaré, em Santos, e causou grande tumulto. “Eu sai da igreja e vi aquela multidão parada, olhando e filmando, pensei: meu deus!”, revela o fã.

Todos pararam, pois, na porta da catedral, haviam doze homens de armadura e capacete brancos, esperando os recém casados saírem lá de dentro. “Quando estava discutindo o casamento, sugeri para Silvia (sua esposa) que colocássemos stormtroopers nos esperando na saída. Ela aceitou na hora”, fala Burgatti.

Inclusive, ele é conhecido nas redes sociais com Ronaldo Trooper. Troopers , abreviação de stormtroopers, são a tropa de base do Império Galáctico, que é liderado por Darth Vader (líder do lado Negro da Força).

“Uma das primeiras cenas do filme é quando os soldados (stormtroopers ) invadem a nave com o Vader, e quando eu vi eu aquilo quis ter para mim”, recorda Burgatti.

Ele demorou trinta anos para conseguir as armaduras, mas agora tem mais de diferentes personagens. As vestimentas são construídas aos poucos. Muitas peças são importadas, muitas são feitas sobre encomenda. Para ser bem feita é necessário ter imaginação. Mas depois que fica pronta, onde usá-la?

“Eu faço parte de um fã-clube que realiza ações sociais”, explica Burgatti. O grupo reúne vários interessados que se vestem de acordo com o filme, em sua maioria troopers. Eles vão à hospitais visitar crianças, e em eventos com o Fundo Social de Solidariedade.

Ele e seus amigos também se reúnem em convenções da cultura pop. Já foram mais de uma vez no Anime Summer , na Comic Con , na JediCon , entre outras. “E bom demais poder se vestir como eles e as pessoas quererem tirar fotos com você. Vale a pena”, comenta Burgatti.

Os personagens de Star Wars são mundialmente conhecidos e amados. A saga consegue encantar crianças, jovens e adultos de todos os gêneros e mudou o cinema e muitas vidas. “É a minha cachaça”, diz Alexandre Cury. Mas é muito mais do que isso. “É amor”, conclui Burgatti (veja vídeo).

Mais de Star Wars

Star Wars é uma das franquias mais famosas da cultura pop. Devido ao seu grande sucesso ela foi estendida para outras áreas de interesse público. “Nos anos 80, a Editora Abril publicou em três gibis do Hulk a história inteira dos três primeiros filmes. Esse foi o começo do universo estendido”, explica Cury. “O quadrinho é bem mais detalhado, mostra todo o treinamento do Luke para ser jedi , o que no filme não aparece”, conta ele, grande colecionador de gibis.

Além dos “comics” , Star Wars criou um novo império, com desenhos animados, vídeo games e está presente até em parques de diversão. Desde de meados de oitenta, existe uma atração na Disney chamada Star Tours. Esse foi o primeiro brinquedo da empresa a ser de uma franquia que não pertencia a eles. Depois de alguns anos, a Walt Disney Company comprou a Lucas Film , produtora responsável por Star Wars. Após mudar várias vezes de lugar, a atração está agora no Hollywood Studios , em Orlando, Flórida.

Além do brinquedo, existe o Star Wars Weekends . É um festival feito pela própria Disney. Ocorre anualmente durante quatro semanas consecutivas, que variam de maio a junho. Os fãs podem se encontrar com os atores dos filmes e participar de vários shows e jogos interativos durante o evento.

Mas não é só no exterior que existem reuniões desse tipo. Aqui no Brasil existe a JediCon . O evento já teve 14 edições no Brasil. Reúne fãs para palestras e outras atividades relacionadas à série.

No Natal desse ano (2015) sairá o sétimo longa metragem da franquia, e já estão confirmados mais dois, deixando um total de nove live-actions . O curioso de Star Wars é a ordem de lançamento. É diferente da linha do tempo que se passa no mundo fictício. “Eu fui no cinema com os meus amigos e quando vimos que era Star Wars IV, nos perguntamos, cadê o resto?”, comenta Burgatti, sobre a primeira vez que assistiu ao filme.

A primeira trilogia lançada em 80 conta a história de Luke Skywalker , um menino pobre e humilde que treina para ser jedi . Paralelamente, ocorre uma guerra no Império. Ao longo dos filmes é mostrada a guerra entre as “forças”. Mas muito mais acontece, tendo no filme VI, O Retorno de Jedi , um dos maiores plots twists (cenas marcantes ou clichês) do cinema.

Os outros três, que estrearam por volta de 2000, passam antes de Luke nascer e contam sobre a vida de Anakin Skywalker . Mostram seu crescimento e talento para controlar a força e explicam como ele foi para o lado negro.

Já os novos, que estão em produção, irão contar o que se passa depois da história de Luke.

O trio principal vai mudar e novos robôs e personagens irão surgir. Mas o filme terá a celebre participação de parte do elenco original. Luke Skywalker (Mark Hammil) , Princesa Leia Organa (Carrie Fish) e Han Solo (Harrison Ford) são alguns dos personagens que voltarão. Só um traile r completo saiu, mas todos os fãs, novos ou velhos, já estão ansiosos para ver sua galáxia preferida.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.