Skatista santista representará Baixada Santista em Mundial nos Emirados Árabes

Por Beatriz Araujo em 30/01/2023 às 11:30

Reprodução/Instagram/@lua_vicente/@fernandoarata
Reprodução/Instagram/@lua_vicente/@fernandoarata

Fruto da Praça Palmares, a skatista santista Lua Vicente, de 18 anos, representará a Baixada Santista no Campeonato Mundial de Skate deste ano, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Com ajuda de uma vaquinha virtual, a jovem embarca rumo à realização desse sonho nesta sexta-feira (3º) – com possibilidade de se classificar para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

Em entrevista ao Santa Portal, Lua conta que começou a andar de skate aos 12 anos de idade por diversão, aprendendo tudo com o ‘tio Lio’ na Praça Palmares de Santos. Um ano depois das primeiras manobras, andando de skate todos os dias, ela levou o 1º lugar no primeiro campeonato que participou, em uma etapa regional em Boiçucanga, e o skate passou a ocupar um espaço ainda mais especial em sua vida.

Na pré-adolescência, ela ainda não tinha um caminho definido para seu futuro. Pensava em ser veterinária, arquiteta, bióloga e até policial. Mas, hoje, não resta dúvidas de que Lua quer seguir carreira no skate. “Minha família, a princípio, não gostava muito, porque me machucava bastante quando eu comecei. Mas desde que comecei a participar de campeonatos eles passaram a me apoiar e incentivar”, conta a jovem.

A seleção para o Mundial, na modalidade ‘park’, veio por meio da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), que escolheu Lua como uma das representantes do Brasil em Sharjah. O convite foi recebido em dezembro do ano passado e, desde então, Lua intensificou os treinamentos e abriu a vaquinha virtual, pois conta que são muitos os gastos para uma viagem como essa.

Para ficar 10 dias na cidade do Mundial, a skatista avalia que serão gastos em torno de R$ 17 mil. “Como não tenho condições financeiras para um evento como esse, usei minhas redes sociais como uma forma de renda”, explica. A arrecadação começou no último dia 10 e, nesses 20 dias, Lua conseguiu juntar R$ 6 mil. Mesmo não cobrindo todas as suas despesas, o valor já possibilitará sua ida.

As expectativas estão altas. “Espero o meu melhor. Acredito em mim e sei aonde quero chegar, conheço as possíveis chances que posso conquistar e vou dar o meu máximo”, ressalta, tendo fé que também pode conseguir ocupar uma vaga olímpica, caso fique no pódio do campeonato.

Para a categoria de Lua, o campeonato começa no dia 8 de fevereiro, próxima quarta-feira. Depois de alguns dias de treino já nos Emirados Árabes Unidos, terão as eliminatórias, quartas de final, semifinal e a grande final, no dia próximo dia 13.

A fadinha, Raissa Leal, está na modalidade street, que já segue acontecendo em Sharjah. Apesar de não competir diretamente com ela, por ser de outra categoria, Lua conta que ela a inspira muito, por ter sido tão nova e ter conquistado tanta coisa. Mas que também se inspira em outras referências como Yndiara Asp e Raicca Ventura.

‘Minha vida’

Reprodução/Arquivo pessoal

“Desde que eu conheci o skate, tudo mudou. Quando comecei a competir vi que o skate é minha vida e, além de tudo, um trabalho”, conta Lua. A recente vida de atleta, segundo ela, não é fácil. Mas essa vivência ensinou coisas que jamais aprenderia se não seguisse esse caminho, avalia.

Dentre seus principais títulos conquistados nos últimos anos, Lua levou o 2º lugar no Campeonato Paulista de Bowl em 2019, foi campeã no Paulista de Park em 2020 e 2021 e, também em 2021, ficou em 3º lugar do pódio do Campeonato Brasileiro de Park.

No último ano, brilhou ainda mais: ficou em 3º lugar no ranking brasileiro de Vertical, na 16ª posição no Campeonato Mundial de Park – STU Open Rio e levou o 3º lugar na primeira etapa da Liga Amadora de Bowl (LAB).

Como ajudar

Para quem ainda quiser ajudar Lua Vicente em sua ida ao Mundial, a vakinha está sendo feita por meio de pix para o e-mail luavicenteskt@gmail.com.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.