19/02/2021

Skaf defende ligação por túnel e desestatização durante visita ao Porto

Por #Santaportal em 19/02/2021 às 16:23

BAIXADA SANTISTA – O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, esteve nesta sexta-feira (19) cumprindo agenda na Baixada Santista. Skaf esteve pela manhã reunido com autoridades portuárias, conhecendo as instalações do Porto de Santos, e no período da tarde almoçou com prefeitos da região.

?Fizemos hoje uma visita ao Porto de Santos, um trajeto de barco, conhecendo os terminais de grão, terminais líquidos. Durante a visita pude conhecer as dificuldades do movimento, as providências que estão sendo tomadas. Foi uma manhã bastante proveitosa, porque o Porto de Santos poderia ser chamado de Porto do Brasil, grande responsável pela importação e exportação do país. Estratégia boa de crescimento do porto, a movimentação bateu recordes e é isso que o Brasil precisa: investimento, competitividade e olhar para frente. Gerar empregos, riquezas, essa que é a nossa missão?, disse Skaf.

O diretor de assuntos portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação e porta-voz do movimento ?Vou de Túnel?, Casemiro Tércio Carvalho, também esteve no encontro e destacou a importância do apoio de Skak para a ideia do túnel para a ligação seca entre Santos e Guarujá.

?Receber o apoio da Fiesp, na figura do seu presidente, Paulo Skaf, é importante para a comunidade portuária que está unida em volta do projeto do túnel. Empresas de engenharia da região e escritórios de advocacia também já manifestaram apoio a esse projeto. A solução tem que ser a melhor para o morador da Baixada Santista e para quem passa a sua carga pelo porto. O túnel protege a operação portuária, além de atender o ciclista, o pedestre, destinar um espaço para a passagem do VLT e três faixas de rolagem?, explicou Casemiro Tércio.

Paulo Skaf vê o túnel como a melhor alternativa e apontou a necessidade de uma solução para a ligação seca. ?Primeira coisa que temos que falar é que se faz necessária uma ligação seca entre Santos e Guarujá. Tantas promessas já foram feitas, escutamos isso há tantas décadas, acredito que seja a hora de tirar as ideias do papel. Os estudos mostram que a opção do túnel é mais vantajosa, inclusive por razões técnicas. Na minha opinião seria mais interessante esse projeto?, afirmou.

O presidente da Fiesp também falou sobre a possibilidade de desestatização do Porto de Santos. Ele se mostrou favorável à ideia. ?O nosso departamento de infraestrutura acompanha passo a passo isso. Tudo o que você pode privatizar, estabelecendo a livre concorrência e buscando a eficiência é sempre positivo. Somos defensores naturais da livre concorrência, iniciativa privada, e não seria diferente no caso do Porto?, analisou.

Depois da visita no Porto, Skaf almoçou com os prefeitos de Guarujá, Válter Suman, e de São Vicente, Kayo Amado. O ex-prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, também participou do encontro, em um restaurante de Guarujá.

?Foi um dia muito proveitoso. Aproveitamos a manhã para fazer a visita ao Porto, discutimos os assuntos diretamente ligados ao setor portuário: estrutura, investimentos e competitividade. De tarde, convidamos os prefeitos para conhecer os problemas da região, discutir ideias para fomentar o desenvolvimento nas cidades da Baixada Santista. Creio que está todo mundo animado em buscar soluções para os problemas?, destacou o presidente da Fiesp.

Kayo Amado acredita que a visita de Skaf retorna a parceria do setor empresarial com a região. ?Skaf já esteve na Prefeitura nos visitando, eu também já estive lá na Fiesp conversando com ele. É uma pessoa que faz a diferença no mundo empresarial, político. É sempre importante estreitar laços. Estar com o Skaf é uma forma de conectar parceiros e foi isso que a gente fez hoje também?, comentou o prefeito vicentino.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.