Sistema Santa Cecília do Comunicação celebra 25 anos quebrando barreiras na região

Por Marcela Ferreira em 26/01/2022 às 19:18

Santa Portal
Santa Portal

Nesta quarta (26), o Sistema Santa Cecília de Comunicação completa 25 anos de existência. Desde 1997, o sistema, que é vinculado diretamente com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), traz conteúdo de credibilidade e quebra barreiras na área da comunicação da Baixada Santista, especialmente por se tratar de uma rede de comunicação educativa.

O presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, conta sobre a trajetória até aqui. Desde o início, a televisão, rádio e portal passaram por diversas transformações, sejam elas físicas ou tecnológicas, sempre para melhor atender ao espectador. Tudo isso começou com a vontade de trazer uma nova forma de comunicação para a região.

“As TVs educativas, quando nós assumimos há 25 anos, tinham uma certa resistência e até um preconceito perante as emissoras comerciais. Os apoios culturais eram vistos principalmente por aqueles que acreditavam na comunicação de uma forma diferente. Com o tempo, através de trabalho e da participação da Santa Cecília, nós conseguimos desmistificar isso e, aos poucos, atrair mais pessoas, profissionais e ganhar credibilidade”, diz o presidente.

Nesses 25 anos, a história do Sistema Santa Cecília é marcada por luta para conseguir o merecido espaço na região, e tornar-se um ícone, como é visto atualmente.

“Ao alcançarmos 25 anos existe uma trajetória de muita luta, e essa luta traduzida num aperfeiçoamento, numa modernização e ao mesmo tempo de mudança de conceito de uma TV educativa, passando a ser um canal de comunicação dos mais respeitados”, diz Teixeira.

O início das transmissões

A Santa Cecília TV, antes de receber este nome, era a extinta TV Litoral, sob o comando da família Mussi. Marcelo Teixeira conta que, nesta época, a transmissão era restrita à cidade de São Vicente, e haviam problemas com o sinal, o que mais tarde se tornou um desafio vencido.

“O nosso maior desafio naquele instante foi colocar um programa no ar, ao mesmo tempo sabedor de que toda a estrutura física e de equipamentos eram muito limitados, diante daquilo que nós queríamos e aspirávamos ter como emissora educativa, mas tínhamos um desafio, que era já colocar o Carnaval no ar”, relembra. A transmissão ao vivo do Carnaval foi um marco para a Santa Cecília TV.

“O Carnaval ao vivo, diante de uma passarela com público e com escolas de samba. Assim nós iniciamos, de uma forma atrevida, alugando equipamentos, mobilizando as equipes e trazendo algumas delas, que nunca tinham tido a oportunidade de fazer uma cobertura ao vivo. Imaginem a grandeza de um evento como o Carnaval de horas, madrugadas e ao mesmo tempo conseguir alcançar um resultado prático, que foi alcançado”, diz emocionado.

Com este início, a Santa Cecília TV mostrou a que veio. Daí em diante, os profissionais se mostraram ainda mais unidos e convictos de que tinham uma missão a cumprir, deixando um legado para os próximos anos.

“Foi um início fantástico, porque nós começamos com um evento ao vivo, com equipamentos alugados, mas com uma ambição de transformar a Santa Cecília no que ela alcançou nesses 25 anos de trajetória”, diz Marcelo Teixeira.

Legado

O presidente do Sistema diz sentir orgulho da ousadia que ele e toda a equipe tiveram no passado, em âmbito regional. Outra memória afetiva que tem é com a transmissão de uma partida de futebol em Buenos Aires, uma final da Conmebol em que o Santos jogou contra uma equipe argentina.

“É um orgulho e ao mesmo tempo um uma ousadia de você fazer a primeira transmissão de uma emissora regional trazendo imagens de Buenos Aires. Lá estivemos com Armando Gomes e Júlio Pereira, e conseguimos fazer essa cobertura trazendo com o título para o Santos e o título para uma emissora regional, em 1998. Nenhuma emissora regional tinha feito isso, e a Santa Cecília teve esse atrevimento. São marcas muito fortes de uma trajetória que mostra o empenho”.

Hoje, Marcelo Teixeira acredita que seu pai, Milton Teixeira, chanceler da Universidade Santa Cecília, estaria satisfeito com o quão longe o Sistema Santa Cecília de Comunicação chegou.

“Foi um sonho realizado, porque tudo que nós fazemos tem um intuito. A TV chegou num momento onde nós estávamos implantando a faculdade de Comunicação. É uma ferramenta fundamental para professores, alunos e funcionários. E ali nós criamos a rádio 107,7, e conseguimos a televisão”.

Para o futuro, a meta é continuar crescendo. “Nós não podemos parar e nem queremos parar. Nós queremos continuar investindo, continuar crescendo e fazendo com que toda essa expectativa do telespectador, do ouvinte, do internauta, dos apoiadores que acreditam na programação da Santa Cecília, ela realmente seja de acordo com o anseio desse público. Essa é a nossa missão, é fazer com que todo trabalho tenha o reconhecimento do público e, acima de tudo isso, seja uma oportunidade a mais para que esse público acompanhe uma programação regional de uma forma diferenciada”, finaliza.

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