Sistema Santa Cecília de Comunicação garante formação completa na Unisanta

Por Noelle Neves em 15/10/2021 às 13:41

Santa Portal
Santa Portal

O Sistema Santa Cecília de Comunicação foi fundado em 1997, ao assumir a coordenação da antiga TV Litoral. Em 24 anos de existência, investimentos foram feitos para entregar jornalismo diário de qualidade e credibilidade para a população da Baixada Santista, sem perder uma característica importante: envolver o aluno em cada processo, ensinando enquanto expande e cria uma identidade única.

Um dos novos talentos é Yasmin Braga, de 21 anos, que acompanha diariamente o crescimento do sistema e contribui para as inovações e furos jornalísticos diários. A estudante da Universidade Santa Cecília escolheu a instituição pensando na qualidade de ensino e oportunidades de aprender com grandes especialistas em comunicação.

“Fiquei muito feliz quando fui chamada para estagiar na Santa Cecília TV. Para mim, foi a realização de um sonho que carrego desde a infância. Somos tratados como verdadeiros jornalistas e aprendemos a realidade da profissão, acredito que isso é o que mais difere o Sistema de Comunicação. Todos os profissionais são professores, ensinam e compartilham experiências que viveram ao longo da carreira. Cada dia mais percebo o quanto gosto de fazer parte desse time”, contou em entrevista ao Santa Portal.

A parte acadêmica é conduzida pela jornalista e editora do Caderno Regional, Jamile Guimarães, há dez anos. “As novas gerações trazem muitas informações. Lidar com alunos diariamente me faz aprender mais. Os alunos chegam muito crus. E existe um tempo de amadurecimento para que entendam que saíram do comportamento de Ensino Médio e estão na faculdade. Com mais contato, dou orientações até o momento de mentorar totalmente. É uma tela em branco, que posso pintar de acordo com as cores que melhor caem. Levo em conta a característica de cada um para formar profissionais, até o momento que os deixo soltos para voar”, contou.

A característica de colocar sobre a Educação em primeiro lugar é uma característica da família Teixeira, que acredita que o estudo é sempre a melhor ferramenta para mudar vidas. E assim, dia após dia, o sistema se consolida e forma novos profissionais com maestria.

Sistema Santa Cecília de Comunicação

Há 24 anos levando notícias em primeira mão para a população e com grande destaque na cobertura de grandes eventos, o Sistema Santa Cecília é uma potência. E pela confiança do telespectador, as expansões estão longes de chegar ao fim.

O pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, destacou que por conta do aumento da audiência e da boa receptividade do público, há uma responsabilidade ainda maior de entregar programas e conteúdo de qualidade e continuar investindo em infraestrutura.

“Uma de nossas prioridades é chegar ao maior número de localidades possível. Nosso compromisso é ter uma programação diversificada, que atenda a necessidade do jornalismo, mas também as demais áreas, como cultura e esportes. Também nos preocupamos me motivar e capacitar nossos profissionais, para que continuem trabalhando em prol da informação”, disse.

O diretor geral do sistema, Marcelo Teixeira Filho, espera que a Santa Cecília cresça cada vez mais e avançar, não só em qualidade, como em tecnologias e inovações. “Temos o compromisso de informar tanto no jornalismo, quanto nos outros programas da grade, levando entretenimento, cobrança necessária, responsabilidade de sempre atuar em prol da população, e acima de tudo, com credibilidade ao longo dos tempos”, destacou.

Essa é a terceira geração da família à frente do sistema. “Somos definidos por duas palavras: amor e família. Todos os dias, vamos trabalhar sabendo que vamos reencontrar nossa família do coração, então essa aproximação que temos com todos os cecilianos é uma ligação umbilical. Nosso objetivo é transformar a vida das pessoas por meio da educação, comunicação e esporte”, declarou.

Diversos investimentos são feitos diariamente. No ano passado, as instalações e estúdios foram totalmente remodelados. E junto com a mudança estrutural, veio uma chefia com currículo de peso.

Natalie Nanini é diretora de jornalismo e traçou estratégias certeiras em prol de um objetivo: entregar notícias bem apuradas e de qualidade.

“O jornalismo me proporcionou contar histórias e impactar a vida de pessoas que na maioria das vezes são invisíveis na sociedade. Eu experimento todos os dias, a missão social, da minha escolha. Aprendi a escutar melhor, a me colocar do lugar do outro e principalmente, a diferença entre ser chefe e líder, e a minha busca diária é poder inspirar, acolher e aprender com quem divide o dia a dia da redação”, enfatizou.

A principal mudança adotada por ela foi a integração entre TV, portal, rádio e estagiários. Isso fez com que o Sistema Santa Cecília fosse o primeiro a adotar tal postura e obter resultados notáveis por isso.

“Coloquei na cabeça da equipe que não é porque somos educativos que não temos que contar e informar bem. Temos que promover a informação da maneira mais correta, completa, rápida e ética possível. A tecnologia veio para agregar, mas gente é a essência. E no Sistema, temos gente da melhor qualidade. Nossos colaboradores são comprometidos e acreditam no projeto”, explicou.

Agora, Natalie planeja crescimento maneira responsável e ética, analisando tendências e aplicando dentro do que espera o publico.

“Nós fazemos comunicação regional e não podemos perder isso de vista. O Sistema Santa Cecília já era reconhecido como o grupo dos grandes eventos. Hoje, as pessoas assistem e interagem com o jornalismo, porque se sentem representados. Sabem que aqui temos liberdade para fazer jornalismo de verdade, com qualidade e de um jeito único”, declarou.

Santa Cecília TV

O jornalismo diário não tem rotina e a emoção pode tomar conta em diversos momento, especialmente para quem trabalha na televisão. Além de pensar em informar com qualidade, é preciso pensar nas imagens ideais para cobrir um bom texto.

A chefe de reportagem Tatiana Marques foi uma das grandes contratações de 2021. Jornalista formada pela Unisanta, tem 23 anos de experiência e já atuou em grandes emissoras, onde foi repórter, editora de texto e editora-chefe. Hoje, integra novamente o Sistema Santa Cecília de Comunicação.

“Quando pensei que minha carreira já estava consolidada, recebi esse convite que fiquei honrada e feliz demais. Fiquei feliz, porque sempre tive um amor muito grande pela Santa Cecília TV. E honrada, porque fui convidada a retornar à emissora que está em pleno desenvolvimento e crescimento profissional e de cobertura”.

De acordo com ela, uma das metas é fazer com que os telejornais sejam cada vez informativos. Para isso, as pautas e a abordagem são bem pensadas.

“O desafio é enxergar o diferencial e a necessidade de cada jornal. Para isso, em um trabalho conjunto com as produtoras e os estagiários, discutimos os assuntos e principalmente as autoridades ou personagens que poderemos abordar. Temos o dever de noticiar os assuntos mais aprofundados e principalmente as notícias quentes do dia; seja por meio de reportagens, links ou zoom, nova tecnologia que a pandemia nos fez conviver e poder desfrutar da oportunidade de ter acesso a profissionais de qualquer canto do mundo”, explicou.

Santa Cecília FM – 107,7

A Santa Cecília FM foi criada dois anos depois da emissora, com o objetivo de manter o público informado e também de entregar música de qualidade para quem tem o ouvido aguçado. O responsável pela 107,7 é Luiz Torquato, que trabalha com jornalismo desde 1990 e dedicou grande parte da vida a rádio, especialmente a musical e popular.

“A 107,7 tem um perfil adulto, abrangendo principalmente a faixa etária  que vai de 35 a 55 anos. Toca Flashbacks, intercalados com músicas atuais de artistas como Bruno Mars e Ed Sheeran, por exemplo.  Então nós somos uma emissora híbrida nesse sentido de unir o antigo com o novo. Com relação ao sistema, me agrada muito ter todos juntos no mesmo lugar.  Isso nos torna uma família.  E buscamos uma sinergia entre TV, rádio, Santa Portal e isso é bem legal”, definiu.

Um dos locutores é Thiago Paes, que se sente privilegiado de trabalhar em um local que parece uma extensão de casa. “Tenho liberdade de expressão e ao meu lado, estão companheiros que querem crescer comigo. É um privilégio para poucos. Com isso, todos saem ganhando e os ouvintes sentem a diferença ao curtir a programação da Santa Cecília FM. Fazemos rádio respeitando quem nos dá a audiência diária há tantos anos”, declarou.

Santa Portal

O Santa Portal foi lançado 2012, com objetivo de informar sobre os acontecimentos de Santos e região em tempo real, além de cobrir amplamente grandes eventos, como Eleições e Carnaval. O site entrega conteúdos de qualidade em todas as editorias, de maneira que agrade diversos públicos.

O editor-chefe é Lucas Krempel. Com mais de 17 anos de experiência, já trabalhou na assessoria de imprensa do Sesc Santos, Sebrae-SP, Marina Santa Aldeia, Sindisan e Memorial. Dois trabalhos que abriram muitas portas, segundo ele, foram no Instituto Arte no Dique e na FMA Notícias. No primeiro, além da assessoria de imprensa, coordenou um núcleo de comunicação com jovens moradores do Dique da Vila Gilda, a maior favela sobre palafitas do Brasil. Por meio de uma parceria com a Unisanta, trabalhou na produção do curta documentário Do Mangue à Fé.

Já na FMA Notícias, pôde explorar outra paixão, o esporte. Trabalhou na assessoria de campeonatos de surf, pedestrianismo, triathlon, entre outras modalidades. Além do esportes, trabalhei com pautas institucionais da Libra Terminais e Poupafarma.

A experiência em redação teve início em 2010, em A Tribuna, quando foi contratado para ser setorista de Turismo. Em 11 anos de empresa, atuou em várias editorias, com destaque para Cultura, Petróleo e Gás, Economia, Sindical, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, além de Brasil e Mundo.

Durante o período no veículo, também desenvolveu o site Blog n’ Roll, que virou uma referência em jornalismo musical na Baixada Santista. Por meio dele, cobriu mais de 400 shows e ajudou na formação de mais de 40 jornalistas.

“O Sistema Santa Cecília tem investido bastante no jornalismo. Em tempos de fake news é importante esse trabalho desenvolvido pela empresa. Aceitei o desafio do Santa Portal por acreditar no potencial deste site. Nos últimos anos, temos mantido um crescimento interessante na audiência e consolidado o portal como um dos principais da região”.

Para ele, não há dúvidas de que em 2022, quando o portal completa 10 anos, os motivos para comemorar serão ainda maiores. “O grande diferencial do sistema é a integração. TV, rádio e portal trabalham juntos o tempo todo. Não é algo comum de se ver em outros grupos de comunicação. Essa união das forças permite resultados mais eficientes, tanto na apuração como na velocidade de divulgação de informações precisas e confiáveis”, declarou.

De acordo com ele, um grande destaque é que o sistema conta com a força universitária por meio da maior universidade privada da região, a Unisanta. Ou seja, além de um corpo docente repleto de especialistas para as mais diversas áreas, a universidade também proporciona a alegria de formar novos jornalistas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.