26/01/2021

Sistema Santa Cecília de Comunicação comemora 24 anos em pleno crescimento

Por Noelle Neves/#Santaportal em 26/01/2021 às 08:32

ANIVERSÁRIO – Além de possuir a emissora com maior programação regional e o portal com o maior potencial de crescimento da Baixada Santista, o Sistema Santa Cecília de Comunicação também é lar e escola.

Durante os 24 anos levando notícias em primeira mão com o jeitinho “ceciliano” de ser, muitos profissionais passaram e deixaram marca na história tanto do portal, quanto da TV. Homens e mulheres contribuíram direta e indiretamente para o crescimento e reconhecimento como um veículo de comunicação de qualidade, e mais: posicionou como um espaço humano, que ensina, acredita e confia em cada colaborador.

Muito disso se deve à alta direção, sempre presente no dia a dia do sistema. A união dos “Teixeira” incentivou a criação de uma relação quase que familiar.

A verdade é que é impossível não se apaixonar pela Santa Cecília. E não apenas pelo jornalismo exercido, mas por cada funcionário. Verdadeiros anjos.

Supervisor de operações, César Sisti é um deles. Ingressou na Unisanta em 1993 como monitor de laboratório dos cursos de Jornalismo e Publicidade. Em 1997, com a fundação da TV, passou a atuar como editor de imagens e diretor de TV. E em 2000, assumiu a posição atual.

“Desde o início a presidência não mediu esforços para colocar a Santa Cecília TV entre as melhores emissoras da região, sempre lançando novos desafios. Tanto é que somos conhecidos como a TV dos grandes eventos”, disse.

Para ele, cada cobertura tem uma particularidade. Mas ao longo dos anos, algumas marcaram mais. “O Carnaval de 1997 foi emocionante por ser a primeira grande transmissão. E a encenação da Fundação de Vila de São Vicente de 2000 também foi significativa. Uma cópia da gravação foi enviada para Portugal em homenagem aos 500 anos do descobrimento”.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e pessoas sentadas
Foto: Arquivo Pessoal 

Santa Cecília TV

A Santa Cecília TV foi fundada em 1997, quando a Unisanta assumiu a coordenação da antiga TV Litoral. Desde então, investimentos em inovações foram feitos para entregar o melhor jornalismo diário para a população da Baixada Santista.

O editor de texto Rubens Manzione é ceciliano há quase 30 anos e trabalha na emissora há 22. Ele considera gratificante ver o crescimento de perto, principalmente porque se dedicou e teve oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Trabalhei com grandes jornalistas e ajudei a formar muitos colegas. Foi e continua sendo uma escola em todos os sentidos”, ressaltou.

O jornalismo diário não tem rotina e a emoção pode tomar conta em diversos momentos. Manzione relembra a cobertura dos desencarnes do Dr. Milton Teixeira e da lenda do jornalismo esportivo, Armando Gomes, bem como a pandemia do novo coronavírus. “Passei mais tempo em ilha de edição do que em casa. Tem que ter sangue no olho. E tudo é ainda melhor por ter uma boa resenha com meus colegas”.

No ano passado, o sistema passou por uma modernização. As instalações e estúdios foram totalmente remodelados. E junto com a mudança estrutural, veio uma chefia com currículo de peso. Natalie Nanini é diretora de jornalismo e traçou estratégias certeiras em prol de um objetivo: entregar notícias bem apuradas e de qualidade.

“Confesso que voltar a um cargo de gestão estava fora dos meus planos. Queria voltar a apresentar, que é um ambiente que me oxigena todos os dias, onde exerço minha função social enquanto comunicadora. Mas sou movida a propósito e busco sempre, onde estou, deixar legado. Enxerguei como a oportunidade de deixar legado, afinal antes de mais nada somos uma TV educativa”, destacou.

Natalie ressalta que o retorno obtido nos últimos 365 dias dá a certeza de que a estratégia correta foi traçada. “O que temos colhido é consequência de uma plantação bem-feita, em solo fértil. Sinto uma enorme gratidão de poder contribuir com um projeto que tem propósito”.

Nos últimos meses, a emissora tem sido referência em furos de notícia. E quanto a isso, a diretora garante que os conteúdos são checados minuciosamente. “Claro que sempre buscamos sair na frente, mas sair na frente com a certeza de que não estamos inventando nada e que cumprimos a regra mais importante do bom jornalista: sempre ouvir os dois lados”.

E uma equipe de qualidade é fundamental para acompanhar os progressos… Filiphe Oliveira de Assunção atua como operador de controle mestre e é responsável por toda a programação há 8 anos. Seus momentos favoritos são os “ao vivo”. “A cobertura das eleições municipais costuma ser sempre muito marcante, assim como qualquer grande evento que cobrimos. Para quem está dentro da emissora, a expectativa de quando vamos entrar ao vivo, todo o preparo para que tudo saia de forma coordenada e no tempo correto… É incrível”, disse.

O apresentador do Caderno Regional, Irineu Alves, foi um dos primeiros funcionários. Há 24 anos, está à frente do programa e se sente orgulhoso de saber que é valorizado pela alta direção há tantos anos. “Fui o primeiro apresentador e estou até aqui agora”.

Santa Cecília FM

A Santa Cecília FM foi criada dois anos depois da emissora, com o objetivo de manter o público informado e também de entregar música de qualidade para quem tem o ouvido aguçado.

Um dos locutores é Thiago Paes, que se sente privilegiado de trabalhar em um local que parece uma extensão de casa. “Tenho liberdade de expressão e ao meu lado, estão companheiros que querem crescer comigo. É um privilégio para poucos. A forma que a família Teixeira tem de administrar seus negócios, transmitindo seus valores a todos que aqui trabalham, e valorizando primeiramente a figura HUMANA de cada um, nos estimula a sermos sempre os melhores em nossas funções. Com isso, todos saem ganhando e os ouvintes sentem a diferença ao curtir a programação da Santa Cecília FM. Fazemos rádio respeitando quem nos dá a audiência diária há tantos anos.”

noticia2021125311672.jpg
Foto: Arquivo pessoal 


Santaportal

O #Santaportal foi lançado há 9 anos, visando informar sobre os acontecimentos de Santos e região em tempo real, além de cobrir amplamente grandes eventos, como Eleições e Carnaval.

O site entrega conteúdos de qualidade em todas as editorias, de maneira que agrade diversos públicos.

Prata da casa, Rodrigo Martins é um dos responsáveis pela produção das matérias cotidianas. Há cinco anos trabalhando no site, lembra como se fosse ontem do primeiro contato com o sistema. “O Santa Cecília está há muito tempo na minha vida. Entrei para estudar Jornalismo na Unisanta, com 17 anos, e aqui adquiri as ferramentas necessárias para desempenhar o meu trabalho como jornalista. Após passar por veículos importantes, em 2016 fui chamado para voltar, dessa vez em um novo desafio: no Santaportal”, lembrou.

Martins enfatiza que é feliz por trabalhar em um local que considera extensão de casa. “É incrível estar presente no aniversário de 24 anos do Sistema Santa Cecília de Comunicação. Está sendo uma fase especial e, certamente, esse crescimento vai continuar nos próximos anos, pela qualidade e seriedade dos profissionais que aqui trabalham, com respaldo de toda a nossa Alta Direção”.

O editor-chefe Lucas Krempel tem mais de 10 anos de experiência em redação e chegou recentemente para reforçar o time. “O sistema conta com uma integração perfeita entre o Santaportal, TV e rádio. Todo esse trabalho em equipe nos proporciona resultados significativos, sempre saindo na frente e com qualidade. Trabalhamos jornalismo com seriedade, sempre em busca de resultados”, declarou.

Com a nova gestão, o que já era trabalhado com excelência, será aperfeiçoado. Os leitores podem esperar por conteúdo diferenciado, reportagens especiais e uma maior interação entre redação e público.

“O crescimento da audiência do Santaportal é visível. Alcançamos em 25 dias a audiência de 2017 inteiro. E ano a ano, batemos recordes no número de usuários e páginas visitadas”, reforçou Krempel.

Além de atualizações de notícias constantes pela equipe de jornalistas qualificados, há um espaço voltado apenas para blogs, onde parceiros do sistema promovem reflexões sobre diversos temas.

Presença nas redes sociais

Em 2020, junto com a inauguração das novas instalações do Sistema Santa Cecília de Comunicação, um novo trabalho começou: o de construção de presença nas redes sociais.

Além do trabalho executado no Facebook ao longo dos anos, a partir de então o Instagram passou a receber atividades constantes, abrindo portas para maior contato com o público da Santa Cecília TV e Santaportal.

Em um ano de trabalho árduo, a rede social chegou a 14 mil seguidores fiéis e que engajam com o conteúdo. O Facebook, em constante crescimento, já conta com 65 mil seguidores. No YouTube, o Santa Portal tem 37,5 mil inscritos.
noticia2021125264189.jpg
Foto: Arquivo pessoal 


Formação de novos profissionais

O Sistema Santa Cecília de Comunicação é interligado com uma universidade. Então nada mais justo do que colocar a educação em primeiro lugar. Ao longo dos anos, diversos estudantes foram mentorados e hoje, encontram-se em emissora renomadas do país e do mundo.

A parte acadêmica é conduzida pela jornalista Jamile Guimarães há dez anos. “As novas gerações trazem muitas informações. Lidar com alunos diariamente me faz aprender mais”, comentou.

De acordo com Jamile, o trabalho de descobrir novos talentos é satisfatório. “Os alunos chegam muito crus. E existe um tempo de amadurecimento para que entendam que saíram do comportamento de Ensino Médio e estão na faculdade. Com mais contato, dou orientações até o momento de mentorar totalmente. É uma tela em branco, que posso pintar de acordo com as cores que melhor caem. Levo em conta a característica de cada um para formar profissionais, até o momento que os deixo soltos para voar”, contou.

A repórter da Santa Cecília, Andressa Lara, foi um desses casos. Iniciou no sistema no segundo ano de faculdade no Santaportal, mas durante o terceiro ano, recebeu um convite da própria Jamile de trabalhar na TV. “Na época, ela era diretora de jornalismo e mesmo que indiretamente, me sentia honrada de trabalhar com a pessoa que via em grandes coberturas. Fiz alguns testes e entrei para o Espaço Unisanta. Me apaixonei e ter uma professora ao meu lado foi uma das melhores coisas que me aconteceram no jornalismo. Tudo o que sei foi mérito da Jamile”.

Novos talentos já estão sendo formados. Yasmin Braga entrou recentemente no sistema e já está colhendo frutos positivos da experiência. “É a realização de um sonho. Sempre quis estar em contato direto com o jornalismo e estagiar na TV me proporcionou isso. Todos os dias sou ensinada por profissionais excelentes que me auxiliam a evoluir nesta jornada. É gratificante quando você imagina uma pauta e recebe todo o suporte para tornar aquilo real”, relatou.

Isabella Marangoni também está sendo mentorada pela equipe de jornalismo. “Comecei como estagiária do Portal e foi uma das melhores experiências que eu poderia ter tido. Alguns meses depois, a Natalie me perguntou se eu não gostaria de ir para a produção do jornal. Acho que me encontrei na produção. Não é uma tarefa fácil, mas é extremamente satisfatório no final do dia você ver uma matéria e saber que tem um dedo nela”.

Foto: Assecom


Relação com a Alta Direção

A família Teixeira está sempre presente no dia a dia dos funcionários. E a relação de carinho e respeito é um dos motivos principais da permanência por tantos anos dos profissionais na empresa.

Jamile disse ter escolhido o Santa especialmente pela valorização do trabalho. “Nunca precisei chamar atenção. Apenas fazendo minhas funções, fui reconhecida diversas vezes, coisa que não aconteceu em outros veículos. A família cumprimenta os funcionários onde quer que estejamos”.

O repórter Fabiano Roma também tem carinho especial pela Alta Direção. O jornalista entrou na emissora em 1997, logo na inauguração, e ficou até 2000. As experiências mais marcantes envolveram o Dr Milton Teixeira. Agora, em uma segunda fase na TV, desde 2018, analisa que o diferencial é a relação familiar. “ Por ser uma instituição dirigida por uma família, há um ar amoroso em tudo aqui. Doutor Milton sempre me tratou com carinho, atenção e educação. Posso ver que passou isso para os filhos. Costumo dizer que é sempre um sorriso, um cafezinho e muito trabalho. A doutora Caroline e o Marcelinho também são muito cordiais”, relatou.

Roma acompanhou toda evolução do Sistema Santa Cecília de Comunicação. “Conheci a redação velha e vi de perto cada martelada para modernização. Posso dizer que somos uma equipe pronta para trazer resultados incríveis, pois somos um veículo de comunicação regional de ponta. Está difícil fazer melhor que a gente”, finalizou.

noticia2021125484691.jpg
Foto: Arquivo/Santaportal

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.