Sistema de recuperação de energia nas rodovias é discutido como alternativa para o futuro

Por Vanessa Ortiz em 09/05/2022 às 16:48

Foto: Vanessa Ortiz
Foto: Vanessa Ortiz

O carregamento mais rápido de veículos elétricos, que permite mais autonomia nas estradas, é uma possível alternativa para o futuro, e pode ser obtida por meio do sistema de recuperação de energia, ou Electric Road System (ERS). O chefe do projeto pela Alstom, Patrick Duprat, explicou que há testes que comprovam a eficácia. 

O tema foi discutido no painel Captação Elétrica e Recarregamento Dinâmico no 1º Seminário Brasil-França – O Transporte de Carga em 2050 – Descarbonização e Veículos Autônomos, nesta segunda-feira (9). 

A Alstom é uma empresa que desenvolve soluções de mobilidade que fornecem bases sustentáveis para o futuro do transporte. Entre os produtos oferecidos pela empresa estão trens de alta velocidade, metrôs, monotrilhos e Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) com sistemas integrados.

Duprat explica que, entre os testes que desenvolve, está o ERS, que é um sistema projetado para recuperar, armazenar e tornar disponível a energia para impulsionar os veículos. Isso pode ser feito pela transferência de energia condutiva da estrada, indutiva pela estrada ou condução aérea. 

“Estamos falando de uma transferência capaz de recarregar baterias volumosas para o transporte de cargas, e a transferência por solo está limitada na capacidade de transfusão energética, além da questão ligada aos impactos internos, direto dos lugares de carregamento dinâmico”, diz Duprat. 

Entre as tecnologias mais eficazes, segundo ele, está o sistema implementado na Suécia, chamado double truck, que tem a capacidade de transferir a energia de um veículo em movimento. 

“Nos baseamos na época nas tecnologias ferroviárias, demonstrando a eficácia desse tipo de transferência de energia. Do lado do double truck, eles mostraram a capacidade de integração e facilidade desses componentes embarcados para poder utilizar as correntes de energia, tanto do veículo, quanto do trator híbrido”, afirma. 

Segundo ele, o estudo foi realizado para demonstrar a eficácia de transferência de energia, utilizando uma subestação elétrica, transformando-a e distribuindo de forma integrada em “caixinhas” e ao longo da via. 

O 1º Seminário Brasil-França ocorre nesta segunda-feira e terça (10), no auditório principal da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. 

O encontro reunirá especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países, que apresentarão pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entra a Capital e o maior Porto da América Latina, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.

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