05/04/2016

Sidney Gaspar recria beleza na dor em suas fotografias na Galeria Patrícia Galvão

Por Agência Brasil em 05/04/2016 às 19:51

SENSIBILIDADE – Os detalhes mais simples podem representar o que há de mais belo nas fotografias. Esta é a proposta da exposição Sol da Meia-Noite, de Sidney Gaspar, que estará disponível para visitação a partir de quinta-feira (7) até o dia 23 de abril, sempre de segunda a sábado, das 13 às 19 horas, no Espaço VIP da Galeria de Arte Braz Cubas, 2º piso, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). A entrada é gratuita.

Especialista em psiquiatria, o médico e fotógrafo autodidata cria seu trabalho a partir de fotografias diurnas, com paisagens das Américas, trabalhadas no programa lightroom. O objetivo é reproduzir a chamada noite americana, quando Hollywood filmava durante o dia cenas que eram noturnas.

Segundo o médico-artista, o preto e branco dá um destaque maior para os contrastes, principalmente quando impressas no papel Canson Rag Photographique, um papel branco de fotografia e Fine Art 100% algodão com a qualidade dos utilizados nos museus.

Ele acredita que fotografias são um retrato do ser humano. “Estamos mais frios, utilizamos muita tecnologia na comunicação, mas não conseguimos escapar dos grandes dilemas, como o medo da solidão, da morte, de não realizarmos nossos sonhos”, reflete.

No ambiente de trabalho, Sidney afirma que ouve relatos de dor todos os dias, porém, apesar do drama em seu cotidiano, ele tenta mostrar aos pacientes que existem coisas belas e bonitas na vida. “Falo que há felicidade, sim e que ela pode vir das coisas simples, como um olhar para um pôr do sol ou o caminhar por uma praia. Também procuro mostrar que essa possibilidade precisa ser acompanhada de outros humanos, pois o sentido às nossas buscas resume-se na necessidade de sermos vistos, assim como precisamos ver, sentir o outro, o mundo que nos cerca com todas as suas nuances”, explica.

Interessado por fotografias desde sua adolescência, tendo a natureza e a arquitetura como suas principais fontes de inspiração, Sidney Gaspar confessa que durante muitos anos evitava fotografar pessoas, mas que já está livre desse medo. No entanto, confessa que sempre gostou de fotografias cores e muito contraste.

Conheça o artista
Sidney Gaspar nasceu em Itapetininga, São Paulo, no dia 3 de novembro de 1955. Atualmente em Santos, ele é admirador de alguns fotógrafos como os santistas Ernesto Papa, Tadeu Nascimento e Araquém Alcântara, o argentino Alejandro Chaskielberg e o americano Bryan Peterson, entre outros.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.