Setor portuário debate abastecimento de navios por hidrogênio em até 15 anos

Por Rodrigo Martins em 09/05/2022 às 17:41

Rodrigo Martins/Santa Portal
Rodrigo Martins/Santa Portal

O vice-presidente CMA CGM East Coast South America Cluster (Brazil, Argentina, Uruguai e Paraguai), Laurent Calvino, apresentou o Painel CMA CGM: Transição energética na indústria marítima (incluindo IMO 2023 e nossa meta de neutralidade de carbono em 2050), no auditório do Bloco E da Unisanta.

Para Calvino, parte desse processo de sustentabilidade já está em andamento, com a presença de navios elétricos, por exemplo. “Eu acho positivo, afinal temos cada vez mais clientes que querem mais soluções descarbonizadas. Temos soluções de compensação, para pagar um pouco mais para ter a neutralização do CO2”, disse.

O dirigente da CMA CMG defendeu a oferta de serviço marítimo de baixo carbono. “A energia daqui 10 ou 15 anos será o hidrogênio. Ainda estamos trabalhando porque acreditamos que será (essa a solução do futuro). Os navios elétricos já estão funcionando. Hoje em dia os navios precisam de 30 dias no mar, então para carregar esse navio demanda um tempo. Por isso, nós precisamos de outro combustível. Creio que o hidrogênio pode ser a solução para o amanhã”, afirmou.

Calvino ainda lançou um alerta sobre o tamanho dos navios. Segundo ele, as embarcações precisarão reduzir seus tamanhos no futuro ou algumas embarcações não poderão ser utilizadas para operações, tanto no Brasil quanto em diversos outros países do mundo.

“Temos navios muito grandes e, quanto maiores, mais tempo eles demoram para serem operados. Isso é uma limitação importante, muitos países, não só o Brasil, não estão preparados para receber esse tipo de embarcação. Entre 30 e 35%, chegando até a 50% dos navios não passam nas normas, com a utilização que estamos fazendo hoje dos navios. Isso pode ser um grande problema, talvez tenhamos que fazer mudanças no design. Ou você faz uma evolução do navio, ou nós discutirmos essas questões de sustentabilidade podem ser afetadas por essa questão”, concluiu.

Seminário Brasil-França

O Seminário Brasil-França ocorre nesta segunda-feira e terça (10), no auditório principal da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. 

O encontro reunirá especialistas brasileiros e franceses das principais universidades dos dois países que apresentarão pesquisas e estudos com as potencialidades e alternativas para a ligação entra a Capital e o maior porto da América Latina, bem como os caminhos para o transporte de carga nas próximas décadas e as questões de sustentabilidade envolvidas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.