Sesc Santos recebe atividades que fomentam a importância do combate ao racismo

Por Santa Portal em 06/11/2023 às 06:00

Divulgação/Sesc Santos
Divulgação/Sesc Santos

Idealizado pelo Sesc São Paulo com um título que faz alusão aos dias 13 de maio de 1888 e 20 de novembro, datas da assinatura da Lei Áurea e Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, respectivamente, o projeto Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro que vem sendo realizado ativamente desde maio,chega ao mês de encerramento com uma ampla programação (clique aqui para acessar).

Nesta edição, o projeto celebra a efeméride de 20 anos da criação da Lei 10.639/2003, que decretou a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições educacionais do país.

As atividades de Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro também são permeadas pelo processo de “ensinagem”, método idealizado pela pedagoga Léa das Graças Camargos Anastasiou, segundo o qual, a ação de ensinar está diretamente relacionada à ação de ‘apreender’, objetivando a apropriação tanto do conteúdo quanto do processo.
 
Pautado por esse conceito, para além do compartilhamento de conteúdos negroreferenciados, o projeto também dá ênfase às cosmopercepções e modos de ser e fazer da negritude, considerando processos e experiências como potencializadores do ensino-aprendizagem e de transformação social.

Em toda a rede Sesc São Paulo, cerca de 230 ações reúnem oficinas, vivências, cursos, bate-papos, espetáculos musicais, exibições de filmes e apresentações artísticas, entre outras produções que exaltam o legado da cultura afrodiaspórica por meio da educação, das artes visuais, da literatura, da religiosidade, das africanidades e do feminismo negro.

 
Confira a programação completa da unidade Sesc Santos 

Curso
O brincar no Brasil e seu Repertório: presença e assimilação da cultura popular 
A proposta dessa formação é possibilitar aos educadores uma reflexão sobre a criança, o brincar, o seu repertório e a relação com a cultura brasileira. Com Lucilene Silva.
7 e 8/11, terça e quarta, às 8h30.
16 anos. Grátis

Curso 
Infâncias negras no Brasil, passado e presente 
A proposta dessa formação é olhar para as infâncias negras no Brasil, o repertório que compõe a sua cultura e a relação desse repertório com os lugares de resistência. Com Lucilene Silva.
7/11, terça, às 19h.
16 anos. Grátis

 
Bate-papo 
Roda de conversa sobre o livro “Mulheres Negras Sim!” 
Impulsionado pelo livro Mulheres Negras Sim, de Sandra Cassimiro, o encontro propõe discussões, reflexões e reivindicação de pertencimento em todos os espaços. Com Sandra Cassimiro e Rosana Aparecida da Silva.
30/11, quinta, às 19h. 16 anos. Grátis

Sarau 
Rimas, versos e resiliência 
Rimas, versos e poesias que tratam dos temas referentes a luta e resistência das mulheres negras.
Com Vitória Aparecida.
30/11, quinta, às 20h. 14 anos. Grátis

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.