Sesc Santos participa da 7ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura 

Por Santa Portal em 16/10/2023 às 11:00

Divulgação/Sesc Santos
Divulgação/Sesc Santos

Entre esta segunda-feira (16) e 29 de outubro, todas as unidades da rede Sesc São Paulo serão palco de mais de 120 atividades que compõem a programação da sétima edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, ação que, desde 2017, tem consolidado junto ao público a compreensão de que alimentação vai muito além da nutrição e que envolve aspectos como saúde, cultura, meio ambiente e outras questões socioeconômicas.
 
“O acesso regular e permanente a uma alimentação adequada e saudável é um direito humano básico, mas para além dos aspectos biológicos, outras características constitutivas dos sujeitos devem ser consideradas ao se pensar as diversas dimensões da alimentação, que envolvem também os significados culturais, sociais e econômicos que os constroem”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

“Por meio de uma programação pautada na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura convida os públicos a pensar a comida para além de seus nutrientes, além de estimular a prática autônoma frente as escolhas alimentares, reforçando assim o compromisso institucional em contribuir para a melhora da qualidade de vida, por meio da educação não formal”, completa Miranda.
 

Transdisciplinar, a edição 2023 aborda o comer para além do prato em uma perspectiva integradora e em diálogo com diversos campos de conhecimento, desenvolvida por meio de sete eixos: Comer é cultura; A saúde está na mesa; Diversidade no prato: sabores da natureza; Aqui se planta, aqui se come; Se está na época, tem na feira; Cozinhar é preciso; e Conexão comida.
 

Por meio de oficinas, palestras, vivências e rodas de conversa, entre outras ações, nutricionistas, chefs, cozinheiros, estudiosos da cultura culinária, produtores e coletivos agrícolas colocarão em pauta temas que reafirmam a necessidade de conscientização para os benefícios, individuais e coletivos, da alimentação adequada e saudável.

As atividades do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura abordam os alimentos em uma perspectiva que também corrobora com as realizações em torno de 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, data de abertura do evento.

Em Santos, as atividades começam dia 20/10, sexta, das 15h às 18h, com a oficina Gastronomia e Cultura Tradicional Caiçara. Conduzida pelas cozinheiras da Ilha Diana, vamos aprender a fazer um prato típico da culinária caiçara, pensando em seus aspectos de valor alimentar e cultural. Inscrições até 18/10 neste link e no aplicativo Credencial Sesc SP.

 
No Auditório do Sesc, dia 24/10, terça, às 15h, a exibição do filme “Salga – uma expedição alimentar litorânea” mergulha na cultura alimentar caiçara.

Nos profundos enredos que tangem a cultura alimentar do litoral paulista, resistentes no tempo-espaço entre o ancestral e o contemporâneo, percorre histórias de culinárias de resistência por territórios plurais: na Baixada Santista, no Vale do Ribeira, no Litoral norte e no litoral sul paulista – Aldeia Tapirema, na Terra Indígena Piaçaguera; Quilombo Mandira, em Cananéia; Horta Bons Frutos, na periferia santista; Bananeiras da Rio-Santos, no Caruara; e Itapema, no Guarujá. A alimentação é cultura que marina a resistência e a resiliência desses povos, cozinhando identidades e ancestralidades. Inscrições de 17 a 21/10 em neste link e no aplicativo Credencial Sesc SP

 
Após a exibição, será feito um bate-papo com a diretora, Cibele Appes, a idealizadora do filme e pesquisadora gastronômica, Isis Appes e Guaciane da Silva Gomes, cozinheira e liderança da Aldeia Tapirema. Ao final, será servida uma degustação do Txu’ü, prato típico Guarani, feito à base de banana e farinha de mandioca.

Dia 26/10, quinta, às 19h, a roda de conversa Reflexões Sobre o Consumo de Pescados na Baixada Santista, propõe discutir o consumo de pescados e mariscos, estimulando um consumo crítico que considere cadeias produtivas social e ambientalmente responsáveis, e fomentando a valorização das variedades de peixes e mariscos locais oriundos da pesca artesanal das comunidades caiçaras da região.

Com Eduardo Hipólito, pescador e liderança comunitária da Ilha Diana, Santos. Christina Amorim, jornalista, editora e fotógrafa do jornal Martim-Pescador, órgão da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo, e autora dos livros Peixes-de-Bico do Atlântico, sobre biologia e conservação das espécies, e Café com Peixe, sobre culinária caiçara.

Danillo Nascimento, chef do restaurante Nasc.
Mediação: Cadu Castro, jornalista, historiador e fotógrafo.

 
Roda de conversa voltada a profissionais e estudantes da área de Nutrição e Gastronomia, instituições vinculadas ao programa Mesa Brasil e outras pessoas interessadas no assunto. Grátis.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.