Sesc Santos celebra o legado do santista Gilberto Mendes com quatro concertos

Por Santa Portal em 20/03/2023 às 11:00

O Sesc Santos recebe concertos com composições de Gilberto Mendes, além de obras pouco conhecidas do público e outras inéditas do compositor santista. A série de quatro apresentações tem participação do Ensemble Gilberto Mendes, e do Coro Livre da Baixada em uma das datas e começam nesta sexta-feira (24), às 20h.

Os repertórios fazem um passeio pelas fases de Gilberto Mendes, apontam para uma nova geração Música Nova inspirada pelo pioneiro da música concreta no Brasil e destacam sua versatilidade na música coral.

Serão quatro concertos gratuitos com o Ensemble Gilberto Mendes: Ouvivendo Gilberto (24), Gilberto Porto Perto da Santos que Navego (31), Rastros Harmônicos (14/4), Gilberto Mendes e sua Obra Coral – com participação do Coro Livre da Baixada (28/4). Classificação Livre. As apresentações acontecem às 20h, no Teatro do Sesc Santos, com retirada de ingressos na terça-feira que antecede a data da apresentação, a partir das 10h.

No concerto intitulado Ouvivendo Gilberto, o grupo Ensemble Gilberto Mendes apresenta composições inéditas, algumas não publicadas e outras que foram pouco executadas. O repertório mostra a vivacidade da música de Gilberto, com peças que percorrem seu universo sonoro e o desenvolvimento de uma linguagem musical pessoal, refletindo sua relação com a cidade de Santos, com o mar que respira em suas ideias, ou do porto que reflete seu cosmopolitismo.

No programa do concerto estão as composições para piano Fuga Dupla (1954) e Vacariana (1953), Estudo Choro em Mi menor (1954) para clarinete, Sinuosamente. Veredas (1995) para flauta, Urubuqueçaba (2003) para flauta e piano, entre outras. Com esse repertório raro de Gilberto Mendes, surge o diálogo de gerações de músicos profundamente engajados com o novo, com a música em sua diversidade.

Em Gilberto Porto Perto da Santos que Navego, o grupo mostra que o Música Nova continua inspirando novas gerações. Assim como Almeida Prado, Gil Nuno Vaz e Roberto Martins foram fortemente influenciados por essa efervescência musical. Novas gerações que subiram a Serra do Mar, hoje voltam com leituras atualizadas dos caminhos da linguagem musical plugados com a diversidade de nossos tempos.

A produção de uma nova geração representada por André Ribeiro, Silas Palermo e o eclético José Simonian, mesmo refletindo ecos dos anos de experimentalismo, embarcam numa ótica onde o que conta é transmitir uma emoção, seja ela através da música tonal, repetitiva, minimalista ou “poliestilística”.

No programa, estão as composições Fantasia Litorânea (2008), de Almeida Prado (1943-2010), 3 Miniaturas brasileiras (2001), de Silas Palermo (1971), De dúvida (2011) — sobre poema de Glauco Mattoso (1951), de Ricardo Cardim (1970), Alma de Saudade (1999) e Canção do Ex-Idílio (2000), de Gil Nuno Vaz (1947), Prelúdio a uma Breve Canção (2011), de André Ribeiro (1975), Triste e belo abril (2022), de José Simonian (1946), além de obras de Gilberto Mendes, como Estudo de Síntese (2004), Estudo ex tudo eis tudo pois! (1997), Ciclo Raul de Leoni (1951/1952).

Na terceira data, o concerto Rastros Harmônicos evidencia o interesse de Gilberto por novas expressões visuais no campo da música. Na qualidade de compositor, a literatura de Gilberto Mendes, de dimensão maior que a histórica, apenas enfatiza a busca de outros idiomas musicais, que incorporam todos os meios de expressão da tecnologia moderna.

E aí a comunicação de massa torna-se elemento do credo artístico do compositor santista, sempre procurando um novo idioma musical que respondesse pelas influências por ele sofridas, fossem elas de Satie, de artistas pops como Rausschenberg, escritores como Ezra Pound e Kafka ou filmes do diretor Goddard, todas elas estimulando seu interesse em explorar os aspectos visuais da música universal.

Seus novos rumos estavam assim definidos. No repertório estão composições de Gilberto, como Seul un Urubu solitaire (2003), Slow Dance of Love (2000), Peixinho Danse le Frevo au Brésil (1999), Viva Villa II (1987), Prelúdio (2001), Quasi una Passacaglia (2001), Ulysses em Copacabana… Surfando com James Joyce e Dorothy Lamour (1988), incluindo a composição Morrenasce (2022) – Um Happening para Gilberto, de Gil Nuno Vaz (1947).

O concerto Gilberto Mendes e sua Obra Coral tem a participação do Coro Livre da Baixada. Compositor versátil, Gilberto escreveu para inúmeras formações instrumentais, mas especialmente possui um número bastante significativo de obras corais e vocais com ou sem acompanhamento. A relação pessoal do compositor com a literatura brasileira, com destaque para a poesia concreta e a existência, em Santos, do Madrigal Ars Viva que serviu em tempo real de laboratório ao compositor, talvez possa explicar esse apreço pela música vocal.

Percebe-se a relevância de suas músicas para coro pela quantidade de vezes que são encontradas nos programas de grupos corais de todas as partes do Brasil. Para Gilberto, sua música coral estava mais avançada em relação ao que se produzia na Europa, pois já usava em suas composições a poesia concreta, que só começou a ser utilizada por lá, muito tempo depois.

Ao mesmo tempo em que incorpora elementos da cultura de massa em suas peças, um tanto pela temática das próprias poesias utilizadas, o compositor santista rechaça com veemência essa indústria cultural e mercantilista, desenhando um discurso musical bastante crítico.

Dividido em três momentos, o concerto apresenta TV GRAMA I Tombeau de Mallarmé (1995 – Poema de Augusto de Campos), O Sol de Maiakóviski (1995 – Poema de Augusto de Campos), Enigmao (1984 — Texto de Florivaldo Menezes), Cântico da Verônica (1967) — Arranjo sobre melodia de Frei Jesuíno Monte Carmelo (1764-1819), O anjo Esquerdo da História (1997 — Poema de Haroldo de Campos), Vila Socó Meu Amor (1984, In Memoriam – Texto de Gilberto Mendes), e a obra “Ashtmatour” — Texto de Antônio José Mendes, entre outras.

Bilheteria Sesc Santos – Funcionamento  

Terça a sexta, das 9h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30 

Orientação para acesso à unidade:   

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