30/05/2022

Semana será chuvosa e mais fria na Baixada Santista a partir desta segunda

Por Marcela Ferreira em 30/05/2022 às 06:01

Santaportal
Santaportal

Após um fim de semana de calor e tempo firme e seco, os próximos dias prometem chuva e temperaturas mais baixas na Baixada Santista, de acordo com a previsão do tempo. A partir desta segunda-feira (30), é esperada chuva na região até o próximo sábado, dia 4 de junho.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que a frente fria avança do Sul do País em direção ao litoral de São Paulo, trazendo tempo instável nos próximos dias.

Nesta segunda-feira (30), é esperado que haja um pouco de chuva intermitente na Baixada Santista. Na terça (31), a chuva deve se intensificar ao longo do dia. Apesar das temperaturas baixarem, não há previsão de frio intenso na região.

Santos

Em Santos, esta segunda-feira (30) deve começar com poucas nuvens. No decorrer da tarde, com a aproximação da frente fria, o céu torna-se nebuloso com probabilidade de pancadas de chuva à noite.

A terça-feira (31) deve começar com chuva intermitente ainda na madrugada, a temperatura cai um pouco e no decorrer do dia, chuva fraca, eventualmente moderada em alguns momentos e céu com muitas nuvens.

Na revisão dos modelos meteorológicos, não há volumes expressivos de precipitação para as próximas 72 horas na cidade. Na terça-feira há a previsão de uma ondulação mais intensa e maré alta, podendo causar pontos de alagamentos, de acordo com o Inmet, CGE – SP, Ceptec e Aquasafe – NPH/Unisanta.

Guarujá, Mongaguá, Praia Grande e Bertioga informaram que aguardam mais detalhes da Defesa Civil do Estado a respeito dos volumes de chuva e chegada da frente fria.

Especialista explica

Rodolfo Bonafim, especialista em climatologia e hidrologia da ONG Amigos da Água, explica que a frente fria chegará à região já nesta segunda, mas o tempo não mudará totalmente. “A previsão é de um pouquinho de Sol. A temperatura vai baixar bem. No domingo, tivemos com um super calor, vento Norte e Noroeste, quente e seco, que foi atraído por uma baixa pressão, formada no mar, por causa da aproximação das áreas de instabilidade e uma alta pressão lá no interior do Brasil”, explica o especialista.

Além do calor deste domingo, que chegou a 35ºC em Santos, a umidade do ar foi considerada baixa, e chegou a níveis de risco, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). “A umidade esteve muito baixa, apenas 25%, que é considerado estado de atenção pela OMS. Mas é jogo rápido, aqui temos picos de ar seco, e na terça-feira (31), isso já começa a mudar, e vem um vento mais friozinho e super úmido”, diz o climatologista.

Resumidamente, o tempo deve ficar mais frio e úmido a partir desta segunda-feira (30), mas só a partir de terça a chuva é esperada para o dia todo, e deve seguir nos próximos dias, de forma instável. “Não teremos muita chuva, só na terça que será um dia predominantemente de chuva, que pode causar alguns pontos de alagamento especialmente nas regiões mais críticas, como Zona Noroeste e em São Vicente”, explica.

Já na quarta-feira (1º), o tempo melhora, e essa área de instabilidade vai embora, há possibilidade de chuviscos. Na quinta (2), o tempo melhora e na sexta (3) pode voltar a ficar instável, com chuvas. “Não é uma frente fria muito forte, ela logo vai embora. Vai causar chuva e a temperatura cai, mas não volta o calorão”.

O especialista ainda diz que, devido à mudança brusca na umidade do ar, é preciso que a população fique atenta à saúde. “Precisa tomar cuidado com essa gangorra hidrotérmica, a mudança de temperatura e da umidade muda muito rápido, e essas mudanças bruscas podem causar resfriado e gripe. Todo cuidado é pouco, logicamente, a covid continua nos assombrando um pouco”, recomenda.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.