12/05/2016

Semana Quintino de Lacerda 2016 discute a igualdade racial em ações culturais

Por #Santaportal em 12/05/2016 às 16:34

CULTURA – Com o objetivo de valorizar a cultura negra, artistas da Baixada Santista, democratizar o acesso à arte e à cultura e discutir a igualdade de direitos, será realizada até o dia 15 de maio a Semana Quintino de Lacerda 2016.

A iniciativa é do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Santos, com apoios da Prefeitura da cidade, por intermédio das Secretarias de Cultura e Defesa da Cidadania, projeto Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop!, Widia Cultural e CulturalMente Santista.

Toda a programação é gratuita e ocorrerá em quatro espaços do município: Teatro Municipal Braz Cubas, Praça Mauá, Paço Municipal e Estação da Cidadania.

De acordo com o presidente do Conselho da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista, a semana ocorre desde criação da medalha Quintino de Lacerda e sempre acontece no mês de maio em virtude da libertação dos escravos em 1888. “Neste ano, resolvemos fazer a discussão racial por meio dos meios culturais. Sabemos que o racismo existe de uma forma bastante forte na região e precisa ser debatido”, disse.

Quintino de Lacerda e o Quilombo do Jabaquara
O major Quintino de Lacerda liderou o Quilombo do Jabaquara, fundado em 1882 para abrigar escravos fugitivos das fazendas de café e que precisavam de proteção, pois estavam livres, mas sem destino ou emprego. Quintino também foi cozinheiro da casa dos republicanos Joaquim e Antonio de Lacerda, daí a origem do sobrenome. Em 1895 ele foi eleito vereador da Câmara de Santos, chegando a exercer a Presidência da Casa por um dia. Natural de Itabaiana (SE), de onde veio como escravo em 1874, foi alforriado oito anos depois.

Em 1882, por iniciativa dos abolicionistas Américo Martins e Xavier Pinheiro, em uma reunião na casa de Francisco Martins dos Santos, resolveu-se criar um quilombo no bairro do Jabaquara, nos fundos da propriedade de Mathias Costa. Para manter a ordem no quilombo, foi escolhido o nome de Quintino de Lacerda como líder. O Quilombo do Jabaquara acaba quatro anos depois de sua criação, junto com a abolição da escravatura em Santos. Somente em 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel, foi que todos os escravos foram declarados livres no Brasil.

Agenda diversificada
Hoje (12), às 20h, toma conta do Teatro Municipal Bráz Cubas com a cantora Mayarah Magalhães em show que terá participação do renomado rapper Dexter.

Acompanhada por DJ, Mayarah interpreta alguns dos grandes clássicos da música negra brasileira e também apresenta em seu repertório algumas de suas composições autorais que estarão em seu primeiro álbum, cujo repertório transita entre samba, soul, funk,rap e disco music.

Segundo Orlando Rodrigues, do Movimento Negro da Baixada Santista, a artista cubatense reside em Santos, foi finalista do programa Ídolos, e é ativista dentro da cultura hip hop.

“Na sexta (13) teremos a celebração do Dia Municipal do Hip Hop na Praça Mauá e a entrega da medalha no Paço Municipal, para os defensores da igualdade racial em Santos . O destaque na programação musical será o pocket show na Praça Mauá do rapper Criminal D, reconhecido por ajudar na criação da lei municipal. Vai ter também muito grafite, break dance e discotecagem do DJ Mamuth. No domingo (15), é a vez do Cine Hip Hop na Estação da Cidadania”, destacou.

Confira a programação completa aqui:
– 12 de maio, 20h:Show Musical com a cantora Mayarah Magalhães. Convidado especial: Dexter.
Teatro Municipal Braz Cubas – Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
Entrada Gratuita. Retirada de ingressos uma hora antes na bilheteria do teatro.

– 13 de maio
12h às 14h: Evento alusivo ao Dia Municipal do Hip Hop: Intervenção Cultural com os quatro elementos do Hip Hop.
Praça Mauá – Centro.
Batalha de Rima, Batalha de B-boy, Pocket Show Criminal D e DJ Mamuth e grafite com Organização Grafite de Santos (OGS).
Gratuito.
17h às 19h:Teatro Hip Hop – 1º Tratamento da peça “Ègebé – Da Escravidão à Cidadania”.Gratuito.
19h: Solenidade de Entrega da medalha “Quintino de Lacerda”
Sala Princesa Isabel do Palácio Jose Bonifacio, Paço Municipal, Praça Mauá, sem nº, Centro.

– 15 de maio, das 15h às 21h:Cine Estação Hop Hop e intervenções culturais
Estação da Cidadania – Av. Ana Costa, 340, Vila Mathias, Santos.

Mais informações na página do Facebook do evento.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.