Semana da Alimentação debate alternativas para enfrentar emergência climática e insegurança alimentar
Por Rodrigo Cirilo em 15/10/2024 às 11:00
A Estação da Cidadania de Santos, no Campo Grande, em Santos, será palco, de quarta-feira (16) a sábado (19), da Semana da Alimentação 2024, evento gratuito que reunirá especialistas, universidades, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil para discutir soluções locais diante da emergência climática e da crescente insegurança alimentar no Brasil.
O encontro é uma realização conjunta das organizações da sociedade civil Composta&Cultiva e Concidadania, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), e tem como objetivo promover práticas sustentáveis voltadas à alimentação adequada e saudável, agricultura urbana e economia solidária.
De acordo com dados recentes do IBGE (2023), cerca de 33 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar, enquanto o último relatório do IPCC (2022) revela que as cidades são responsáveis por 70% das emissões globais de gases de efeito estufa. Com foco nessas questões, a programação do evento incluirá palestras, oficinas, exposições e apresentações artísticas, distribuídas em quatro dias temáticos, abordando desde a nutrição até a agricultura urbana.
“A Semana da Alimentação 2024 é uma oportunidade para a população de Santos e região aprender sobre práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia, contribuindo para uma cidade mais resiliente e uma alimentação mais saudável”, destacou Renato Prado, presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Santos, que participará do evento.
Programação
A programação será aberta na quarta-feira (16) com o tema Nutrição e Economia Solidária, seguido por uma discussão na quinta-feira (17) sobre Bancos de Alimentos e Cozinhas Solidárias. Na sexta-feira (18), o foco será Agricultura Urbana e Hortas Comunitárias, enquanto o último dia, o sábado (19), tratará da Emergência Climática e Alimentação. Os horários variam entre 9h e 19h. Confira todas as atividades aqui.
Entre os destaques do evento estão a palestra da jornalista e agricultora urbana Claudia Visoni, que falará sobre os desafios e as oportunidades da agricultura urbana, e oficinas que ensinarão técnicas de nutrição, adubação natural e compostagem. A programação cultural incluirá apresentações teatrais nos dias 16 e 17, além de uma performance musical do Floema Musical, com Diego Rizzo, na sexta.
Parcerias e impacto ambiental
A realização da Semana da Alimentação 2024 foi possível através de uma ampla rede de parcerias, que inclui diversas organizações da sociedade civil e apoio institucional. A OSC Composta&Cultiva, uma das organizadoras, se destaca pelo trabalho com economia circular e compostagem. Em setembro, a organização destinou adequadamente 1.790,75 kg de resíduos orgânicos, o que evitou a emissão de cerca de 1.371,72 kg de CO2 na atmosfera.