São Vicente utiliza projeto inovador para auxiliar mulheres no combate ao câncer de mama

Por Santa Portal em 09/10/2024 às 06:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Acelerar o diagnóstico e o tratamento contra o câncer de mama. Esse é o objetivo do projeto ‘Raio Rosa’, implementado em 2022 em São Vicente. Desde então, a iniciativa atende as moradoras da Cidade que lutam contra a doença. A iniciativa tem como foco mulheres de 40 a 50 anos, pois, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 41% dos casos acontecem dentro dessa faixa etária.

O ‘Raio Rosa’ atende em três frentes. A primeira é o WhatsApp da mamografia (13) 99717-094, no qual as residentes de São Vicente podem agendar a realização de mamografias sem a necessidade de pedido médico, como consta na Sociedade Brasileira de Mastologia. Esse acesso facilitado é fundamental para um diagnóstico rápido, pois quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de cura.

A segunda é a realização da mamografia. Os procedimentos são promovidos no Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD) III. Caso o exame apresente resultados suspeitos, as pacientes são rapidamente convocadas para ultrassonografias ou cirurgias, especialmente quando as lesões envolvem calcificações. E mais: durante a ultrassonografia, as pacientes com lesões suspeitas são submetidas à biópsia com anestesia local, permitindo que o diagnóstico saia em até 15 dias.

Uma vez que os resultados chegam à Prefeitura, se houver confirmação de câncer, as pacientes são imediatamente inseridas na rede de tratamento oncológico do estado, a Rede Hebe Camargo, fechando a terceira frente. Esse fluxo rápido não só diminui o tempo de espera para o tratamento, mas também aumenta as chances de cura.

Nos últimos 12 meses, cerca de 200 pacientes já foram diagnosticadas precocemente através do projeto.

“Esse projeto está sendo implementado desde 2022 na Cidade e já trouxe muitos frutos. O mais importante é poder ajudar as mulheres de São Vicente a terem um diagnóstico rápido e, consequentemente, um tratamento mais eficiente”, ressaltou a secretária da saúde, Michelle Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.