São Vicente entrega próteses a pacientes da rede municipal depois de 10 anos

Por Santa Portal em 13/05/2022 às 06:10

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)
(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

São Vicente realizou a entrega de 13 órteses e próteses para cinco crianças com idades até 12 anos nesta quinta-feira (12). Os pacientes contemplados realizam acompanhamento no Centro São Camilo, que fica na Avenida João Francisco Bensdorp, 261, Náutica III.

As crianças passaram por atendimento ortopédico com a empresa que fabrica os equipamentos, que foram confeccionados sob medida, e precisam de reajustes conforme necessário.

Até o fim do ano, a Secretaria de Saúde deve fornecer 300 unidades entre órteses e próteses para pacientes com deficiência que fazem tratamento em um dos núcleos de reabilitação da Cidade. São andadores, bengalas, muletas, órteses, próteses, calçados ortopédicos e palmilhas, que vão propiciar mais mobilidade e melhorar o desempenho dos membros.  

Atualmente, a Coordenação de Reabilitação conta com três unidades de atenção às pessoas com deficiência. O Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência (Reabilitar II), para residentes na Área Continental; o Centro Reabilitar I, para os moradores da Área Insular; e o São Camilo, para crianças até 12 anos.

“Nosso objetivo é todo ano pleitear uma verba para não interromper esse programa. Queremos continuar proporcionando qualidade de vida para nossa população”, destacou a secretária de Saúde, Michelle Santos.

O prefeito Kayo Amado esteve presente no Centro São Camilo para prestigiar a entrega dos equipamentos, junto da vice-prefeita Sandra Conti e do vereador Higor Ferreira.

“Estou muito feliz por essa conquista para o meu filho. No primeiro momento, quando descobri as necessidades dele, foi muito difícil, mas assim que comecei a passar pelo Centro São Camilo, consegui tratamento muito rápido com especialistas. Com o apoio da terapeuta ele até começou a andar”, disse Debora Alessio Matias, uma das mães das crianças contempladas com órtese nessa primeira entrega.

Rodrigo Ferreira, fisioterapeuta e coordenador das unidades de Reabilitação Física, refletiu sobre essa conquista. “É uma felicidade enorme para os profissionais poder realizar essa entrega, e para os pacientes receber esse material. Todos os equipamentos são complementares ao processo de reabilitação. A partir do momento que se inicia o processo de reabilitação, tem que finalizar, caso o paciente precise, com algum OPM para conseguir inseri-lo na sociedade e ele ter acessibilidade.”

Programa Municipal

Em 1997, São Vicente iniciou a concessão de Programa Municipal de Entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para as pessoas com deficiência, por meio do Programa Municipal, no Centro de Reabilitação e Inclusão Social (antigo CRIS – atualmente Reabilitar I). O programa teve continuidade até o final de 2012, quando começaram os agendamentos no serviço estadual da Rede Lucy Montoro, que passou a suprir toda necessidade da região para a dispensação destes equipamentos.

De  2012 a 2016, as entregas desses equipamentos passaram a ser realizadas pelo Estado. Agora, dez anos depois, a Sesau retoma o programa, consegue verba e inicia o processo de compra/entrega dos aparelhos que permitem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.