São Vicente dobra a quantidade de médicos do Samu

Por Santa Portal em 22/07/2021 às 06:32

Arquivo/Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Arquivo/Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente ampliou o número de médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, de sete para 14 profissionais. Antes, cada médico atuava em um dia da semana.

Os profissionais da saúde trabalhavam 24 horas com escalas, e ficavam responsáveis por por fazer a regulação dos pacientes, classificando o grau de urgência de cada chamado durante os acionamentos pelo telefone de emergência, o 192.

Agora, o serviço conta com dois médicos por turno, sendo um responsável pela regulação dos chamados que chegam à central de atendimentos e o outro para atender na ambulância UTI, nos casos em que o chamado é classificado com código vermelho, com risco iminente à vida.

A secretária de saúde, Michelle Santos, comemorou a conquista em meio à dificuldade financeira enfrentada pelo município. “Essa é uma grande vitória para o Município que, mesmo com toda a dificuldade financeira, consegue ampliar e melhorar um atendimento fundamental para salvar vidas, como é o SAMU”, disse.

“Com os médicos a bordo das ambulâncias, já conseguimos reverter diversas paradas cardiorrespiratórias e salvar diversas vidas em ruas ou residências. Com planejamento e responsabilidade vamos, aos poucos, melhorando a vida do vicentino com saúde de qualidade”, explica a secretária.

Ainda de acordo com Michelle, os profissionais contratados são todos médicos altamente qualificados e com ampla experiência em atendimentos pré-hospitalares. “Um primeiro atendimento bem executado faz toda a diferença na luta pela vida até a chegada ao hospital, e agora podemos dizer que essa batalha fica um pouco mais a nosso favor”, comemora a secretária.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.