São Vicente comemora um ano do início da vacinação contra a covid-19

Por Santa Portal em 20/01/2022 às 06:01

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Próximo de completar 490 anos da cidade, São Vicente comemora, nesta quinta-feira (20), um ano do início da campanha de vacinação contra a covid-19. A data histórica foi marcada pelo ‘slogans’ da campanha no município.

“Você piscou, São Vicente antecipou!”, “Vacina boa é vacina no braço!”, “Vacila não, vacina sim!”, “O Carro da Vacina chegou!” foram algumas das frases que marcam a campanha de vacinação contra o coronavírus em São Vicente. 

O prefeito Kayo Amado relembra importantes ações tomadas no período. “Desde o início da campanha, São Vicente tem lançado diversas estratégias para que ninguém mais sofra com a Covid-19. Antecipamos, sempre que possível, as faixas etárias e, em momento algum, deixamos faltar lotes disponíveis para a população. Hoje, um ano após a primeira vacina aplicada no braço de um vicentino, o cenário é de esperança.”

Amado aproveita a ocasião para reforçar a importância da vacinação. “Porém, ainda não vencemos essa pandemia. Se você ainda não se vacinou, ou não completou o ciclo de imunização, em respeito aos quase 1.300 vicentinos que, infelizmente perderam a vida para essa doença, tome a vacina. Cuide de você e do próximo também.”

Vacinação

Dentre as mais de 627 mil doses aplicadas, as duas primeiras foram nas servidoras da área de saúde Zenira de Mello e Silva, de 67 anos, e Sônia Maria Ramos, de 73, no dia 20 de janeiro de 2021.

“Fiquei surpresa quando me chamaram para ser a primeira enfermeira a ser vacinada e representar todos aqueles que batalharam e ainda batalham na linha de frente. Que felicidade, momento inesquecível”, recorda com emoção Zenira. 

A profissional também fez questão de ressaltar a importância de a população seguir cumprindo os protocolos sanitários. “Como todos sabem, máscara, utilização de álcool em gel e distanciamento social agora fazem parte de nossas vidas. São Vicente continua fazendo uma campanha exemplar para combater o vírus”. 

A secretária de Saúde, Michelle Santos, também comemora. “É uma data histórica. Daqui a 50, 60 anos lembrarão do dia em que São Vicente começou a vacinar a população contra a Covid-19. Ainda não acabou, infelizmente. Mas, graças à imunização, estamos mais fortes na luta contra esse vírus. Não vamos descansar um dia sequer, até que todos os vicentinos estejam com a vacina no braço.”

Desde o início da campanha, São Vicente sempre respeitou a ciência e as recomendações das autoridades de saúde. A pandemia assombra o mundo há quase dois anos. Entretanto, o Município vem batalhando, diariamente, para salvar vidas e deixar a população mais fortalecida nesta ‘guerra’ frente ao coronavírus.

Segundo dados fornecidos pelo site ‘Vacina Já’, do Governo do Estado de São Paulo, até quarta-feira (19), 287.436 pessoas receberam a primeira dose ou a dose única, o que corresponde a 78% da população geral. Desse total, 259.634 (70%) vicentinos já estão com a segunda dose em dia, ou completaram o ciclo com a dose única, e outros 87.880 (24%) munícipes foram contemplados com a dose de reforço.

O número de pessoas que não compareceram aos postos de saúde para completar o ciclo vacinal ainda preocupa. Até quarta-feira (19), 24.314 pessoas não tomaram a segunda dose. Para a dose de reforço, são 78.866 faltosos.

“Ressaltamos que a pessoa só completa o ciclo de imunização com a segunda dose ou a dose única. Felizmente, a dose de reforço já está disponível para diversos públicos na Cidade. Portanto, não hesite. Vamos cuidar da nossa saúde”, reforça Michelle Santos. 

Desde o início da campanha, São Vicente tem adotado inúmeras medidas para expandir a vacinação a todos os cantos e públicos da Cidade.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.