São Paulo vence com gol de Alexandre Pato e rebaixa Portuguesa para A2
Por #Santaportal em 09/04/2015 às 01:37
SÃO PAULO – Na primeira partida desde a demissão do técnico Muricy Ramalho, e com o interino Milton Cruz no comando, o São Paulo-SP reencontrou o caminho das vitórias e, de quebra, rebaixou a Portuguesa-SP para a A2. Com uma partida impecável disputada na noite de quarta-feira (8), no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP), o Tricolor venceu por 3 a 0 – com gols de Dória, Alexandre Pato e Hudson – a Lusa no confronto válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista 2015.
Além de reencontrar o caminho das vitórias, o São Paulo-SP tem muito mais a comemorar com o resultado obtido no Morumbi. Ao chegar aos 32 pontos, terminou em 3º na classificação geral. Assim, atrás apenas do Corinthians-SP (37) e do Santos FC-SP (34), o Tricolor poderá disputar o jogo das quartas de final no Morumbi. Conforme regulamento da Federação Paulista de Futebol, só os dois times da Capital melhores classificados podem mandar os confrontos em seus domínios. O terceiro, no caso o Palmeiras-SP, a pedidos da Polícia Militar, que não garante a segurança com três grandes torcidas na cidade ao mesmo tempo, tem que escolher um estádio fora.
Com 32 pontos o São Paulo-SP terminou a primeira fase como líder do Grupo 1. O segundo colocado do mesmo grupo é o seu adversário nas quartas, o Red Bull Brasil-SP, que fechou os pontos corridos com 24 pontos. A Portuguesa-SP, com apenas 13, terminou em 4º no Grupo 3 e foi rebaixada ao lado da Penapolense-SP, do Bragantino-SP e do Marília-SP.
Precisando da vitória para permanecer na Série A1, a Portuguesa-SP tentou ir ao ataque, mas aos nove minutos, Dória aproveitou erro de Rafael Santos ao tentar afastar bola cruzada por Carlinhos e, na segunda trave, dá um toque na bola para abrir o placar para o time da casa.
Dois minutos depois, Alexandre Pato ampliou a vantagem do São Paulo-SP, tocando de canhota bola cruzada por Hudson para vencer o goleiro rubro-verde.
A Portuguesa-SP tentou ameaçar durante a primeira etapa, mas teve poucas chances para chegar ao gol. O São Paulo-SP tocava a bola e administrava a vantagem no placar.
Hudson, aos 11 minutos do segundo tempo, anotou o terceiro gol são-paulino, cabeceando de peixinho pênalti defendido por Rafael Santos após cobrança mal sucedida de Jonathan Cafu. Vale lembrar que o goleiro Rogério Ceni, cobrador oficial, não estava em campo.
O São Paulo-SP passou a administrar a vantagem no placar nos minutos finais, sem permitir a reação da Portuguesa-SP, que acabou rebaixada para a Série A2 com este resultado.
São Paulo-SP e Red Bull Brasil-SP se enfrentam no domingo (12), no Morumbi, em horário que ainda será definido pela FPF. De acordo com o regulamento do Paulistão, a vantagem obtida no primeiro turno serve apenas para a escolha do mando de campo. Como é um jogo único válido pelas quarta de final, em caso de empate o classificado é definido após decisão por pênaltis.
Campeonato Paulista 2015
São Paulo 3 x 0 Portuguesa
Data: 08/04/2015, às 22 horas
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo (SP)
Arbitragem: Alessandro Darcie (SP), auxiliado por Fausto Augusto Viana Moretti (SP) e Fabio Rogerio Baesteiro (SP)
Cartões amarelos: Bruno (São Paulo) / Alex Lima (Portuguesa)
Cartões vermelhos: Edno (Portuguesa).
Gols: Dória (9min/1ºT), Alexandre Pato (11min/1ºT) e Hudson (11min/2ºT) (São Paulo).
São Paulo: Renan Ribeiro, Bruno, Paulo Miranda, Dória e Carlinhos; Hudson, Rodrigo Caio e Thiago Mendes; Cafu (Lucão), Centurión (Auro) e Alexandre Pato. Técnico: Milton Cruz (interino).
Portuguesa: Rafael Santos, Filipe Souza (Cascardo), Guilherme Almeida, Valdomiro e Luan Peres (Alex Lima); Ferdinando, Betinho, Caíque e Léo Costa; Edno e Matheus (Jean Motta). Técnico: Zé Augusto.
Confira os resultados da 15ª rodada do Paulistão 2015:
Quarta-feira (8)
Mogi-Mirim 1 x 3 Botafogo
São Paulo 3 x 0 Portuguesa
Ituano 2 x 2 Palmeiras
São Bernardo 4 x 0 Marília
Red Bull Brasil 0 x 1 Linense
Santos FC 2 x 0 Rio Claro
Penapolense 0 x 1 São Bento
XV de Piracicaba 2 x 2 Corinthians
Capivariano 3 x 0 Ponte Preta
Bragantino 1 x 2 Audax Osasco