10/03/2024

São Paulo se salva com pênalti no fim e avança às quartas do Paulistão

Por Folha Press em 10/03/2024 às 19:02

Rubens Chiri/SPFC
Rubens Chiri/SPFC

O São Paulo esteve a segundos de ser eliminado na primeira fase do Paulistão. Um pênalti convertido por Lucas no final, no entanto, garantiu a vitória sobre o Ituano por 3 a 2, neste domingo (10), e a vaga nas quartas de final.

Ferreira, Luciano e Lucas (de pênalti) marcaram para o São Paulo. Zé Carlos fez os dois gols do Ituano.
O São Paulo se classificou na primeira posição do grupo D e enfrentará o Novorizontino nas quartas de final. As duas equipes terminaram empatadas com 22 pontos, mas o São Paulo teve saldo melhor.

O Ituano somou apenas seis pontos e foi rebaixado para a Série A2. O Santo André, que venceu a Ponte Preta, também caiu.

Os dois times protagonizaram um primeiro tempo movimentado, mesmo diante de um gramado encharcado em Itu. As fortes chuvas antes da partida não impediram que ambas as equipes buscassem o gol, embora apresentassem dificuldades para construir as jogadas.

Gols saíram de repente e geraram alterações na tabela. Aos 18 minutos da primeira etapa, Ferreira abriu o placar para o Tricolor Paulista, mas Zé Carlos empatou aos 26 — neste momento, os tricolores estavam fora da próxima fase em decorrência dos outros resultados. O alívio veio somente aos 34, quando Luciano recolocou os visitantes na frente.

O São Paulo levou gol no final, mas garantiu a vitória com pênalti nos acréscimos. O time comandado por Thiago Carpini trabalhou mais a bola no campo do Ituano, mas não pressionou muito e acabou levando um gol de Zé Carlos, aos 44 minutos. Aos 52, Lucas converteu pênalti sofrido por Juan -após Raphael Claus consultar o VAR- e garantiu o São Paulo no mata-mata.

Em começo de jogo mais truncado, goleiros também estavam atentos. Na primeira boa chance do São Paulo, logo com três minutos, Ferreira esteve na cara do gol e acabou parando em Jefferson Paulino. Aos 13, foi a vez de Rafael salvar cabeceio venenoso de Thonny Anderson.

0x1: Ferreira abriu o placar para o São Paulo. Aos 18 minutos, Igor Vinícius cobrou escanteio, Calleri subiu mais alto que a marcação e escorou. Ferreira aproveitou a sobra e deu um peixinho certeiro.

1×1: Tudo igual em Itu. Aos 26, Vinicius Paiva deixou Welington para trás e cruzou na medida para Zé Carlos cabecear sem chances para Rafael.

1×2: São Paulo voltou a ficar na frente com Luciano. Após boas defesas de Jefferson Paulino, Igor Vinicius recebeu na direita e cruzou rasteiro para Luciano, que estufou as redes aos 34 minutos.

Novas chances do São Paulo na etapa final. Em duas oportunidades, aos 12 e 16 minutos do segundo tempo, Juan parou em Jefferson Paulino em finalizações na grande área.

Perto do final do jogo, José Aldo recebeu na entrada da área e bateu firme para boa intervenção de Rafael, em dois tempos. Aos 40 minutos, o goleiro são-paulino praticou uma defesa segura em cabeceio de João Vialle após cobrança de escanteio.

2×2: Banho de água gelada nos tricolores. Zé Carlos aproveitou bate-rebate e finalizou, com desvio da marcação, no ângulo.

2×3: Lucas Moura recolocou o São Paulo na frente após pênalti polêmico. Juan foi derrubado na área pelo zagueiro do Ituano. O camisa 7 bateu no canto direito e deslocou Jefferson Paulino.

FICHA TÉCNICA

ITUANO 2 x 3 SÃO PAULO

Competição: 12ª rodada do Campeonato Paulista – Série A1 2024
Data e hora: 10 de março de 2024, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior – Itu (SP)
Público: 42.608
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Thonny Anderson (Ituano); Diego Costa (SPFC)
Cartões vermelhos: Bruno Alves (Ituano)
Gols: Ferreira (aos 18 minutos do primeiro tempo), Zé Carlos (aos 26 minutos do primeiro tempo e aos 44 do segundo), Luciano (aos 34 minutos do primeiro tempo) e Lucas (aos 52 minutos do segundo tempo)

São Paulo: Rafael; Igor Vinicius (Rafinha), Ferraresi, Arboleda e Welington; Bobadilla (Michel Araújo), Alisson e Lucas; Luciano (Diego Costa), Ferreira (James Rodríguez) e Calleri (Juan). Técnico: Thiago Carpini.

Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Léo Oliveira (Bruno Alves), Marcel e Marlon; Vitão (Salatiel), Miquéias e Person (João Vialle); Vinicius Paiva (José Aldo), Zé Carlos e Thonny Anderson (Pablo Diogo). Técnico: Alberto Valentim

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.