Santos vacina mais de seis mil trabalhadores portuários contra a covid-19
Por Santa Portal em 04/06/2021 às 20:33
Em Santos, o número de trabalhadores avulsos e operadores portuários que já se vacinaram contra a covid-19 está em 6.631, segundo a Secretaria de Saúde do município. A vacinação começou na última terça-feira (1º), e a contagem diz respeito ao número registrado até quinta-feira (3).
A vacinação deste público acontece no Santos Convention Center (Ponta da Praia) e na Santos Port Authority (SPA, antiga Codesp). Só no posto montado no Santos Convention Center foram 6.036 pessoas, dos quais 2.735 somente em um dia, um recorde de imunização contra a doença em um único posto de vacinação.
A vacinação dos trabalhadores portuários segue até este sábado (5) no posto montado na própria sede da SPA (Av. Conselheiro Rodrigues Alves s/nº, Macuco), das 9h às 15h, para os que atuam na empresa ou em órgãos federais, sendo, nesta sexta-feira (4), para quem tem entre 40 e 44 anos e, no sábado (5), entre 35 e 39. Para se vacinar, é preciso levar documento com foto e CPF.
O esquema de vacinação da SMS para este público ocorreu com base em listas enviadas pela Autoridade Portuária, Órgão de Gestão de Mão de Obra (Ogmo) e Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp). A vacinação dos portuários tem apoio da Capitania dos Portos e da Guarda Portuária.
“A Prefeitura de Santos sempre apoiou a reivindicação dos portuários pela vacinação contra a covid-19, encaminhando o pleito da categoria às instâncias estadual e federal, que são as responsáveis por determinar os públicos-alvo. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Assuntos Portuários, montamos um esquema de aplicação de doses bem-sucedido, em locais específicos para este público, que resultou na oferta da vacina de forma organizada, segura e rápida”, afirmou o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.