Santos tem novos casos de chikungunya e faz nebulização contra o Aedes

Por #Santaportal em 21/02/2021 às 11:36

SANTOS – O bairro Macuco, em Santos, passará por nebulização contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya nesta segunda-feira (22). A ação ocorre após a confirmação de dois casos de chikungunya no bairro.

A ação ocorre a partir das 9h, e irá afetar cerca de 500 imóveis, em torno das residências das duas pessoas que tiveram diagnósticos da doença. O Aedes também é o mosquito transmissor da febre amarela urbana. Em caso de mau tempo, a ação da prefeitura será mudada para uma nova data.

Os moradores da região foram orientados neste sábado (20) pela equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Secretaria Municipal de Saúde. A aplicação do inseticida será feita em 13 quadras, no trecho compreendido pela Travessa Particular Rinaldi, Rua Bezerra de Menezes, Rua Irmão Gondulpho, Rua Japão e Avenida Almirante Cóchrane.

Os agentes da secretaria orientam os moradores para saírem de suas residências por 30 minutos, desde a aplicação do inseticida. Outros cuidados a serem tomados são: deixar portas e janelas abertas, guardar em local fechado ou manter coberto alimentos, água e utensílios domésticos, e retirar roupas do varal. Bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários têm de estar cobertos ou guardados em locais fechados.

Casos de chikungunya

Santos registrou 13 casos de chikungunya, outros 11 de dengue este ano – e nenhum de zika. O último registro de febre amarela urbana data da década de 1940. 

Os registros de chikungunya foram no Centro (três casos), Macuco (dois), Aparecida (dois), Rádio Clube (dois) e um no Morro da Penha, Paquetá, Embaré e Ponta da Praia. Quanto à dengue, foram três casos registrados no Rádio Clube e um em cada um dos seguintes bairros: Ponta da Praia, Caneleira, Vila Belmiro, Alemoa, Morro São Bento, São Manoel, Boqueirão e José Menino.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.