Santos será sede do maior congresso de saúde pública do Estado de São Paulo em 2025
Por Santa Portal em 07/12/2024 às 07:00
Santos se credenciou e foi escolhida mais uma vez para sediar o 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, o maior encontro de saúde pública em território paulista.
A excelente estrutura para o turismo de negócios foi essencial para o ‘repeteco’: em 2024, a 37ª edição do evento atraiu 3,7 mil participantes que se encantaram com a Cidade, sendo 3.101 congressistas de 332 municípios paulistas e 198 secretários municipais de saúde, o maior já organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP).
A próxima edição do congresso será realizada de 9 a 11 de abril, no Blue Med Convention Center (Ponta da Praia). A candidatura de Santos partiu do secretário de Saúde, Denis Valejo, no último dia do evento de 2024, durante a realização da Assembleia Geral Ordinária que reuniu os diretores do Cosems/SP.
“Recebemos muitos retornos positivos dos congressistas em relação à estrutura do Município, seja para a realização do evento como também as acomodações da rede hoteleira, a diversidade gastronômica e as opções de lazer. Estamos preparados, inclusive para atrair um número maior de congressistas”, destaca Denis.
O congresso também contou com a participação de diretores, assessores e apoiadores do Cosems/SP, membros do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, além de acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores, técnicos e ativistas do SUS de todo o Brasil.
Mostra de experiências exitosas
O evento também destacou a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, uma oportunidade para os municípios compartilharem práticas inovadoras e serem reconhecidos por elas. Um total de 1.687 trabalhos foi inscrito, com 15 experiências premiadas com o Prêmio David Capistrano e outras 15 recebendo Menção Honrosa.
Santos foi uma das agraciadas com o Prêmio David Capistrano pelo trabalho ‘Integração dos Serviços de Linha de Cuidado da Gestante e Bebê para a Redução da Mortalidade Infantil’. Inscrito pelas enfermeiras Milene Mori e Carolina Ozawa e pela médica Daniela Homenko, destacou ações do Programa Mãe Santista, trabalho multidisciplinar que envolve todos os níveis de atenção da rede de saúde do Município, com acompanhamento da mãe e do bebê desde a confirmação da gravidez até o 2º ano de vida da criança.