09/09/2024

Santos sedia encontro de líderes empresariais para debater os principais desafios do varejo na região

Por Santa Portal em 09/09/2024 às 20:00

Divulgação
Divulgação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) da Baixada Santista e Vale do Ribeira, promoveram um encontro para discutir os principais desafios do varejo na região, na última quarta-feira (4).

A reunião da Câmara Regional Leste, realizada pelo Conselho do Comércio Varejista (CCV) da Federação, debateu medidas para aprimorar a relação entre capital e trabalho, além das tendências do mercado consumidor que impactam o Comércio, como o endividamento e a inadimplência das famílias, bem como o cenário macroeconômico do País.

A FecomercioSP foi representada pelo presidente em exercício da instituição, Ivo Dall’Acqua Júnior. Além dele, também participaram Jaime Vasconcellos e Paulo Igor, assessores da Entidade. O anfitrião do encontro, Omar Abdul Assaf, presidente do Sicomercio Baixada Santista, destacou a relevância da parceria com a Entidade para o empresariado local. “Agradecemos pelo valioso apoio a este sindicato, que fortalece nossa atuação em prol do Comércio”, declarou ele a Dall’Acqua Júnior, a quem, na ocasião, prestou uma homenagem.

O evento também contou com a participação da presidente do CCV e do Sincomercio Mirassol, Gisela Lopes, e representantes de outros dez sindicatos patronais que compõem a Câmara Regional Leste nas regiões de Atibaia, Pindamonhangaba, Taubaté, Lorena, Guaratinguetá, Jacareí, Bragança Paulista, São José dos Campos, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Alto Tietê.

As reuniões das câmaras regionais do CCV são importantes para a troca de ideias, a apresentação de demandas e a discussão de temas relevantes ao setor. O objetivo da FecomercioSP é somar esforços, por meio da capilaridade da sua rede sindical em todo o Estado de São Paulo, para promover soluções conjuntas que ajudem a fortalecer o setor e a aprimorar o ambiente de negócios em todo o território paulista.

Reforma Tributária

Dentre as ações da FecomercioSP em defesa do ambiente de negócios, e em especial das pequenas empresas, a Reforma Tributária é uma das prioridades da Federação e de seus sindicatos filiados desde 2023, quando houve a tramitação e a aprovação da PEC 45/2019 no Congresso. No momento, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que regula a reforma, está em debate no Senado. As entidades continuam trabalhando intensamente para que o texto seja aprimorado.

Uma das principais preocupações é com o Simples Nacional, uma vez que algumas das novas regras podem representar aumento de tributos relevante para empresas enquadradas no regime. Na Câmara, o trecho do projeto sobre o Simples não foi alterado, deixando os negócios de pequeno porte — que dão a tônica da economia do País — em um dilema cujas duas opções são igualmente prejudiciais: ou se manter integralmente no Simples, mas perdendo competitividade, ou excluir os novos tributos do regime diferenciado e arcar com uma carga tributária maior.

Dentre os fatores que ainda precisam ser aprimorados na fase de regulamentação no Senado, há também a modificação nas regras da não cumulatividade. Esse ponto é especialmente importante na definição de bens e serviços para uso e consumo pessoais, que não geram crédito tributário.

Reforma Administrativa

Outra bandeira considerada prioritária e essencial para a FecomercioSP e seus sindicatos filiados é referente a uma Reforma Administrativa que reduza os gastos públicos e proporcione mais transparência e retorno ao contribuinte. Um Estado que arrecada 32% do Produto Interno Bruto (PIB), mas é falho em eficiência e produtividade, precisa passar por uma ampla discussão para que o empresariado e a população não sejam penalizados com o pagamento de altos impostos.

Por isso, as entidades prepararam uma agenda com 14 propostas visando promover uma modernização da estrutura administrativa do Estado brasileiropriorizando o desenvolvimento socioeconômico sustentável do País, a correção de injustiças sociais já diagnosticadas e a diminuição das burocracias para empresas e cidadãos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.