Santos registra qualidade do ar ruim nesta quinta-feira

Por Marcela Morone em 12/09/2024 às 10:00

Divulgação/Arquivo Prefeitura de Santos
Divulgação/Arquivo Prefeitura de Santos

Santos registrou qualidade do ar ruim nas primeiras horas desta quinta-feira (12), de acordo com as medições da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Às 4 horas desta quinta, o monitoramento da estação da Ponta da Praia apontou a qualidade do ar como ruim, enquanto a localizada no Boqueirão tinha classificação moderada. Já na quarta-feira (11), ambas as estações registraram qualidade moderada do ar entre as 7 horas até o fim do dia.

Os poluentes responsáveis pela classificação ruim são as partículas inaláveis (MP2,5 e MP10), que são emitidas na atmosfera principalmente por veículos, processos industriais e queima de biomassa (incêndios). Segundo a Cetesb, as partículas MP10 podem passar pelo nariz e pela boca, já as MP2,5 podem entrar no trato respiratório e atingir partes mais profundas do pulmão.

Apesar da Baixada Santista não ter registrado focos de incêndio, o estado de São Paulo teve 352 registros nas últimas 48 horas. No Brasil, foram 8.272, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O intenso nevoeiro visto na Baixada Santista no início da semana foi causado, inclusive, pela junção da fumaça resultante dos incêndios em curso pelo país.

“A névoa formada no litoral de São Paulo na segunda-feira (9) resultou de uma confluência da pluma de fumaça regional, oriunda principalmente da região norte e centro-oeste do Brasil, com contribuições de países vizinhos, com a fumaça produzida por incêndios de vegetação no estado de São Paulo e estados vizinhos” explica a pesquisadora do Inpe, Kátia Maria Longo.

Cubatão

Cubatão também registrou qualidade do ar ruim nas últimas horas na estação do Vale do Mogi. O monitoramento das duas demais estações localizadas na cidade apontam a qualidade do ar como moderada.

Recomendações

De acordo com a Cetesb, a má qualidade do ar pode afetar pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas e idosos e crianças têm os sintomas agravados. A população em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, além de tosse seca e cansaço.

A recomendação da Companhia é reduzir o esforço físico principalmente pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.