Santos inicia movimento Julho Amarelo para detectar hepatites

Por Santa Portal em 08/07/2024 às 06:00

Carlos Nogueira/PMS
Carlos Nogueira/PMS

A Secretaria de Saúde de Santos iniciou, neste domingo (7), as ações do Julho Amarelo com testes rápidos de hepatite C. O resultado do teste sai em cinco minutos e qualquer pessoa pode participar. A primeira ação aconteceu no Médicos do Mundo (Praça Bruno Barbosa, Castelo),

Também serão realizados testes no Ambesp Nelson Teixeira (Rua Manoel Tourinho, 395, Macuco), no dia 13, Parque Roberto Mário Santini (Novo Quebra-Mar, José Menino), dia 20, e na Caravana das Oportunidades (UME José da Costa e Silva Sobrinho, Piratininga), no dia 27.

Os pacientes que forem reagentes serão encaminhados para a Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) para dar prosseguimento à investigação com exames laboratoriais e consultas médicas.

A Campanha Julho Amarelo faz o alerta para as hepatites dos tipos A, B e C que são transmitidas por vírus. A hepatite C, que será o alvo das testagens, é uma doença silenciosa que, em alguns casos, a manifestação dos primeiros sintomas pode demorar de 20 a 30 anos e acontece quando o fígado já está muito comprometido. Quanto mais cedo for descoberta, melhor a perspectiva de cura sem sequelas. Uma hepatite não tratada pode levar ao câncer de fígado.

A hepatite C é transmitida por relações sexuais desprotegidas e pelo sangue, por meio compartilhamento de seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes. Podem ser transmitidas também da mãe para o bebê.

Em Santos, os testes rápidos para as hepatites B e C estão disponíveis a qualquer interessado, sem necessidade de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no CCDI (Rua da Constituição, 556, Vila Mathias) e nas policlínicas (neste caso, é necessário procurar a unidade que atende ao local de residência).

Caso o teste seja positivo, o tratamento será realizado na CCDI, que conta com equipe específica para assistência dos pacientes com hepatite, além dos medicamentos necessários.

Os hospitais e as unidades de pronto atendimento também realizam a testagem rápida, quando há necessidade de confirmar ou descartar uma suspeita diagnóstica, em especial antes da realização de partos, após exposição sexual ou acidentes de trabalho.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.