09/10/2021

Santos Film Fest confirma nova edição para junho de 2022

Por Santa Portal em 09/10/2021 às 12:14

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos já tem data marcada para 2022. A sétima edição do evento (oitava se for considerada a especial de março de 2021) ocorrerá de 21 a 28 de junho do próximo ano.

Com a perspectiva de que até lá a vacinação já tenha alcançado a maior parte da população brasileira e a pandemia esteja controlada, o objetivo é que o SFF volte a acontecer de maneira presencial – as três últimas edições, de 2020 e as duas de 2021 foram virtuais por conta da pandemia. Mas a organização não quer abrir mão de uma programação virtual.

“No online, os filmes tiveram um alcance diferente, mais amplo. Obras foram acessadas e vistas nos cinco continentes. Quando falamos em democratização de acesso à cultura, intercâmbio cultural entre produções locais, nacionais e estrangeiras, e promoção do audiovisual, não podemos ignorar esse alcance”, explica o diretor geral André Azenha.

Único festival do estado de São Paulo a contar com mostra competitiva de longas-metragens de ficção fora da capital, o evento deverá manter mostras separadas para produções de ficção, documentário e animação. “Na sexta edição, em junho, tivemos centenas de filmes inscritos de várias partes do país e do exterior, de muita qualidade, e o sucesso foi tamanho que pretendemos manter o formato”, ressalta a diretora de produção Paula Azenha.

A abertura voltará a acontecer no Cine Roxy 5, tradicional de cinema de rua santista com 87 anos de existência e casa fundamental da produção local. Já os homenageados deverão ser anunciados nos próximos meses. As inscrições para curtas e longas devem iniciar entre janeiro e fevereiro de 2022. O encerramento, em 28 de junho, contará com uma celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+.

Itinerância do Santos Film Fest

Ainda em 2021, Santos Film Fest fará ao menos duas sessões itinerantes especiais, do filme Selvagem, de Diego da Costa, premiado na Mostra Humanidades de 2020 e que terá uma sessão no Instituto Arte no Dique, em novembro, com presença do diretor.

E, em dezembro, o festival realizará uma sessão natalina nos moldes da ocorrida em 2019, quando 150 crianças de áreas vulneráveis de Santos que jamais haviam ido ao cinema puderam conferir Turma da Mônica: Laços no Cine Roxy, com presença do cachorro Floquinho do filme e distribuição gratuita de pipoca e brindes.

“Não nos atemos apenas aos oito dias de festival. Buscamos realizar ações durante o para trabalharmos nosso objetivo de formar público para essa arte tão maravilhosa”, conclui André Azenha.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.