Santos é premiada como oitava cidade mais inteligente do Brasil
Por Santa Portal em 25/09/2025 às 16:00
Os avanços no desenvolvimento de Santos, no litoral de São Paulo, foram reconhecidos durante a abertura do maior evento de cidades inteligentes da América Latina, o Cidade CSC, que começou na noite desta terça-feira (23), no Expo Center Norte, em São Paulo. A cidade foi avaliada como a oitava mais inteligente entre todas as 5.570 do Brasil, pela plataforma Connected Smart Cities.
O resultado foi divulgado na primeira noite do encontro. O tradicional ranking anual é elaborado pela organização em parceria com as empresas SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e Scipopulis. Santos subiu seis posições em relação ao ano passado, saltando da 14ª colocação, além de ser a quinta quando observada só a região Sudeste. Aliás, entre as dez primeiras colocadas do ranking geral, somente Santos, Niterói e Barueri não são capitais.
A cidade ficou na frente de Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente nono e décimo lugares, e atrás de Barueri (7º), Recife (6º), Curitiba (5º), São Paulo (4º), Niterói (3º), Florianópolis (2º) e Vitória (1º). Com o resultado, o município se mantém entre os 15 melhores colocados, marca que atingiu em todas as 10 edições anteriores. Essa edição do estudo marca a primeira vez que ele é realizado em todos os municípios brasileiros, sendo que antes ele se limitava a 656 com mais de 50 mil habitantes.
O ranking mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no País por meio de 75 indicadores de 13 eixos temáticos baseados nas normas ISO ABNT, com temas que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.
“Santos é uma cidade que se destaca pela governança. Trabalhamos focados em sustentabilidade, conciliando o progresso econômico ao desenvolvimento humano e ao respeito com o meio ambiente. Entendemos que o planejamento de ações e a transparência nos atos do poder público, assim como o amplo diálogo com toda a sociedade, são fundamentais para que a qualidade de vida, uma das referências de Santos, seja estendida, por meio de políticas públicas bem elaboradas, a toda a população”, destaca o prefeito Rogério Santos (Republicanos).

Representação
Quem esteve presente para representar a cidade na premiação foi o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz, que subiu ao palco duas vezes, primeiro para receber o prêmio de quinta cidade mais inteligente do Sudeste e depois para o da oitava colocação geral.
“Santos segue sendo uma referência em qualidade de vida e o reconhecimento da Connected Smart Cities demonstra isso. Essa conquista é resultado de investimentos e ações realizadas ao longo da nossa história, intensificados nos últimos anos com uma gestão pública inovadora, em um trabalho feito a muitas mãos”.
Ações
De acordo com a Prefeitura de Santos, os grandes investimentos e ações realizados durante os últimos anos seguem uma longa tradição que consolida a vocação da cidade para a inovação e desenvolvimento de soluções inteligentes.
Uma das provas dessa marca histórica é conhecida tanto por santistas quanto por turistas de todo o País: o plano de saneamento desenvolvido pelo engenheiro Saturnino de Brito que deu origem aos canais e transformou Santos para sempre, se tornando referência de urbanismo à nível internacional.
É com o mesmo espírito que o município segue capitaneando iniciativas inovadoras que já são novos marcos. Exemplo disso é o Parque Palafitas, plano inédito de reurbanização no País, em implementação no Dique da Vila Gilda. O projeto piloto – que conta com 60 unidades habitacionais – já vai ganhando forma com imóveis pré-fabricados com tecnologia antichamas, erguidos sobre a água e promovendo, também, a recuperação ambiental do mangue da região.
Outra iniciativa de destaque é o Centro de Controle Operacional (CCO), que completou cinco anos neste mês, servindo os santistas tanto na questão da segurança, com 3.049 câmeras de monitoramento e recursos de alta tecnologia, quanto na logística e na agilidade de serviços fundamentais, como suporte no trânsito, na prevenção de desastres naturais e nos atendimentos da Ouvidoria Municipal.
Desde 2020, a cidade conta, ainda, com o Parque Tecnológico, que já incuba 44 startups de diversos segmentos, com iniciativas que dinamizam processos custosos, inclusive no Porto de Santos. O Parque tem papel central no futuro do desenvolvimento sustentável do Município.