Por torneios diferentes, Santos e Corinthians vão se enfrentar 2 vezes em uma semana
Por Guilherme Esron em 07/06/2022 às 17:33
O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil colocou frente a frente os rivais alvinegros Santos e Corinthians, o clássico mais antigo do futebol paulista. As equipes farão duas partidas em sequência pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil.
Ambas as partidas serão na Neo Química Arena, a primeira na quarta-feira, dia 22, pela Copa e a segunda no sábado, 25, pelo Brasileirão.
O clássico Alvinegro é disputado desde março de 1913, com a primeira vitória sendo do time do Santos pelo placar de 6 a 3. De lá para Santos e Corinthians jogaram 300 vezes, com 118 vitórias corintianas, 97 vitórias santistas e 85 empates.
O último confronto entre os times foi na fase de grupos do Campeonato Paulista, no dia 2 de fevereiro, com vitória santista por 2 a 1 de virada em plena Neo Química. Marcos Leonardo foi o autor dos gols do Peixe, que levaram à demissão do então técnico do Timão, Sylvinho.
Classificação em 2015
A primeira vez em que Santos e Corinthians se enfrentaram em jogos válidos pela Copa do Brasil foi no ano de 2015. Pela mesma fase de oitavas de final, naquela ocasião o Peixe venceu as duas partidas e chegou até a final da competição.
No primeiro jogo entre os Alvinegros, o Santos abriu o placar com Gabigol, ainda no primeiro tempo, após cruzamento de Lucas Lima. No segundo tempo da partida, o Marquinhos Gabriel fechou o placar em 2 a 0, depois de outra assistência de Lucas Lima.
No jogo da volta, após grande lançamento de Lucas Limas, o meia Geuvânio cruzou, rasteirinho, na medida para Gabigol abrir o placar. Já na segunda etapa, em jogada muito parecida, Marquinhos Gabriel cruzou e o centroavante Ricardo Oliveira ampliou a vantagem. No final da partida, o Corinthians descontou com o paraguaio Angel Romero, após passe de Vágner Love.
Naquele ano, o Peixe chegou na final do torneio, mas acabou perdendo o título para o Palmeiras.