Santos começa a aplicar nova vacina contra a covid-19 na segunda

Por Santa Portal em 31/05/2024 às 11:00

Freepik
Freepik

A nova vacina monovalente contra a covid-19, baseada na cepa XBB da variante Ômicron do coronavírus, começará a ser aplicada em Santos na próxima segunda-feira (3). Nesta primeira fase, será aplicada a dose para crianças de 6 meses a 4 anos e os idosos a partir de 70 anos.

A quantidade de doses necessárias para completar o esquema depende do histórico de vacinação da pessoa e sua condição clínica (se imunocomprometida ou não).

Estudos científicos mostraram que a resposta imunológica proporcionada por esta dose aos atuais vírus em circulação é superior à dos imunizantes fabricados a partir da cepa original do coronavírus.

Onde

As doses estarão disponíveis nas policlínicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados em unidades informadas às sextas-feiras nos canais oficiais da Prefeitura.

A exceção são os locais que estão com a sala de vacina em manutenção: Martins Fontes (Rua Luiza Macuco, 40), Monte Serrat (Praça Correia de Melo s/nº), Vila Progresso (Rua Três, casas 1 e 2), Penha (Rua Três, 150) e Santa Maria (Rua 10 s/nº)

Para iniciar a imunização, Santos recebeu 5.680 doses de vacina monovalente. Segundo informado pela Prefeitura, conforme outras remessas cheguem, será possível ampliar o público-alvo.

A vacina monovalente pode ser aplicada no mesmo dia de outras doses que estejam eventualmente em atraso, como as da campanha contra a gripe e contra a poliomielite, no caso das crianças de 1 a 4 anos. Para ter acesso à vacina, é necessário apresentar documento com foto e CPF.

Esquemas vacinais

Crianças de 6 meses a 4 anos, sem vacinação anterior – Duas doses, com intervalo de 4 semanas.

Crianças de 6 meses a 4 anos, com esquema anterior completo (Pfizer baby ou Coronavac) – Uma dose – pelo menos após três meses da dose mais recente

Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, sem vacinação anterior – 3 doses, com intervalo de 4 semanas da primeira para a segunda dose e 8 semanas da segunda para a terceira dose

Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com uma dose – duas doses, com intervalo de quatro semanas

Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com duas doses – uma dose

Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com três doses – uma dose

Pessoas a partir de 70 anos – Tomar uma dose – pelo menos após seis meses da última dose

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.