Santos abre mais 60 vagas gratuitas para oficinas artísticas sobre desenvolvimento sustentável

Por Santa Portal em 01/07/2025 às 06:00

Henrique Teixeira/PMS
Henrique Teixeira/PMS

As oficinas ‘Arte-Ativismo como Ferramenta para Mudar o Mundo’ estão com inscrições abertas para mais três bairros de Santos, totalizando 60 novas vagas. A iniciativa do Movimento ODS Santos 2030, sempre realizada às sextas-feiras, busca o fortalecimento da cultura de sustentabilidade e a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

As turmas recém-anunciadas serão realizadas no dia 18, na Sociedade Esportiva (R. Andrade Soares – Caruara), no dia 25, na Gibiteca Municipal (Av. Bartholomeu de Gusmão s/nº – Boqueirão), e no dia 1º de agosto, no Instituto Arte no Dique (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349 – Rádio Clube). Cada oficina, baseada na exposição ‘O Futuro é Agora – 18 Objetivos e 18 Artistas para Mudar o Mundo’, contará com 20 vagas e terá duração de duas horas, das 14h às 16h.

As inscrições podem ser realizadas através dos links: CaruaraBoqueirão ou Rádio Clube. Vale ressaltar que as inscrições ainda estão abertas para as primeiras oficinas. A inaugural será nesta sexta-feira (4), na Vila Criativa da Vila Nova, e na próxima sexta (11), na Vila Criativa da Vila Penha.

A proposta é transformar a reflexão em ação por meio da arte. A partir da pergunta norteadora “O que você pode fazer para mudar o mundo agora?”, os participantes serão convidados a criar uma peça artística – desenho, colagem, símbolo ou palavra – que represente sua resposta pessoal.

Durante a atividade, os participantes explorarão o processo criativo completo da exposição, entendendo como ela nasceu, ganhou forma e chegou às ruas, além de conhecer projetos de arte e design ativistas desenvolvidos por outros artistas. O objetivo é incentivar a expressão artística com propósito, promovendo a conscientização e o engajamento em prol de um futuro mais justo, igualitário e sustentável.

Os participantes deverão levar lápis, papel, lápis de cor ou materiais similares, revistas antigas para recortes, cola e tesoura. As oficinas serão ministradas pela curadora da mostra, Márcia Okida. 

As oficinas têm patrocínio da Transbrasa e realização da Nunes Projetos Incentivados, com apoio da Prefeitura de Santos, Movimento ODS Santos 2030, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.