Santa Cecília TV transmitiu ao vivo durante 6 horas a Consagração de Nossa Senhora do Monte Serrat
Por Rodrigo Martins/#Santaportal em 08/09/2020 às 20:03
PADROEIRA – A consagração de Nossa Senhora de Monte Serrat aconteceu nesta terça-feira (8). Sem uma grande presença do público, em razão da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi mais restrita, porém a emoção foi a tônica da celebração deste ano. Os devotos da Padroeira da Cidade deram inúmeras demonstrações de fé durante a carreta, acompanhando todo o trajeto que percorreu diversos bairros da Cidade. A Santa Cecília TV transmitiu toda a celebração ao vivo e com exclusividade. Foram seis horas no ar de maneira ininterrupta. A apresentação foi de Natalie Nanini, com as reportagens de Patrícia Nunes e Carlos Lopez. O #Santaportal também acompanhou tudo em tempo real, tanto no Facebook quanto no Youtube.
A celebração começou com uma missa na Catedral, realizada pelo bispo de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Por causa das restrições de público, apenas 100 fiéis puderam acompanhar a celebração desta terça. Senhas foram distribuídas para esses devotos, que estiveram na Catedral acompanhando a missa. A cerimônia também contou com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, do vice Sandoval Soares, além de vereadores e outras autoridades do município.
Do lado de fora, dezenas de fiéis ficaram na porta da Catedral acompanhando a celebração. Ao fim da missa, a imagem deixou o local, sob aplausos dos devotos.
Depois, a Santa seguiu o seu cotejo até retornar ao Morro de Monte Serrat. A imagem da Padroeira passou pelas principais ruas do Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Ponta da Praia e Centro.
Durante o trajeto, a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat foi acompanhada por motoristas, motociclistas e até mesmo ciclistas. Pelas ruas, fiéis saudavam a padroeira santista.
Alguns dos momentos mais emocionantes foram quando a Santa passou em frente a hospitais de Santos, abençoando os pacientes com Covid-19 e os profissionais de saúde, que travam uma batalha contra o coronavírus.
A imagem da Padroeira de Santos também percorreu a Avenida Conselheiro Nébias, passando em frente à Unisanta e ao Sistema Santa Cecília de Comunicação. O pró-reitor administrativo da Unisanta e presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, fez uma saudação especial para Nossa Senhora. Das janelas de seus apartamentos, mais devotos também festejaram a passagem da Santa pela avenida.
Por fim, a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat chegou ao Santuário, para finalizar os festejos. Os soldados do 2º BIL de São Vicente carregaram a Padroeira, que subiu de bonde até o alto do morro, antes de voltar para o seu lugar no Santuário.
As celebrações começaram no dia 23 de agosto, quando a imagem da santa desceu o morro e ficou na Catedral de Santos.
O Sistema Santa Cecília de Comunicação é o único veículo da cidade a mostrar todos os detalhes da festa ao vivo. Dezenas de profissionais da emissora estiveram envolvidos na transmissão de um dos eventos mais importantes da igreja católica na Baixada Santista.

Patrícia Nunes/Santa Cecília TV

Patrícia Nunes/Santa Cecília TV
Patrícia Nunes/Santa Cecília TV
Como Nossa Senhora do Monte Serrat virou padroeira de Santos
Em 1614, durante a incursão de piratas holandeses à costa santista, boa parte da população de Santos, com medo, se refugiou no monte, onde havia a capela recém-construída pelo governador geral do estado do Brasil, D. Francisco de Souza, para a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat.
Segundo conta a história, o povo teria pedido proteção para Nossa Senhora. Logo depois, o caminho que era percorrido pelos corsários para alcançar a população refugiada desmoronou, resultando no soterramento da maioria dos invasores e a fuga do restante para os navios, que depois deixaram a região no dia seguinte. Em 1954, o Papa Pio XII confirmou o título de Patrona da Cidade de Santos para Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 8 de setembro de 1955, o Cardeal Mota, de São Paulo, promoveu a coroação dela.
Devoção antiga
A história da santa começou muito antes, no século VI, na Espanha. A imagem dela, que teria sido levada por São Pedro, ficou escondida em uma caverna da montanha Monte Serrat durante a invasão dos mouros, no século 8, e só foi encontrada quase 200 anos depois por pastores da região. A partir daí foi ganhando vários fiéis, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat no meio cristão.
Naquele período, o Brasil estava sob o domínio espanhol (1580-1640) e a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat havia ficado pronta havia pouco tempo. A data da construção é incerta, mas o período mais aceito por pesquisadores é a primeira década do século XVII. Nossa Senhora do Monte Serrat é a padroeira da Catalunha e nesse período foram erguidas capelas em sua homenagem em outros lugares do Brasil, como Salvador.

Patrícia Nunes/Santa Cecília TV

Patrícia Nunes/Santa Cecília TV

Patrícia Nunes/Santa Cecília TV

Reprodução/Santa Cecília TV