Santa Cecília TV mostrou ao vivo início dos festejos de Nossa Senhora do Monte Serrat
Por #Santaportal em 28/08/2016 às 18:52
SANTA CECÍLIA TV – A missa de abertura dos festejos da padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, foi realizada na tarde deste domingo (28), no Santuário Monte Serrat. Depois, a imagem da santa seguiu em procissão, carregada por oficiais do Exército Brasileiro, pelas escadarias do morro e vias da cidade, até a Catedral Nossa Senhora do Rosário. No local, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, rezou a missa que fechou no início desta noite a cerimônia de abertura das festividades.
Nossa Senhora do Monte Serrat vai permanecer na Catedral até o dia 8 de setembro, data da festa de encerramento em homenagem a padroeira da cidade de Santos. A Santa Cecília TV também fará a cobertura ao vivo desta celebração.
Do dia 29 de setembro ao dia 7 serão realizadas quatro missas por dia: às 9h, 12h, 16h e 19h (para as paróquias). No dia 8 acontecea festa de Nossa Senhora do Monte Serrat, festa mais alta da celebração, com destaque para a missa campal, que é a principal do evento.
A imagem passa pelo Paço Municipal, para que depois seja levada de volta ao Santuário do Monte Serrat, onde irá permanecer até os festejos do ano que vem.
A Santa Cecília TV está disponível em digital no canal 352 da GVT, no 13 da NET, 52 UHF e 52.1 na TV Digital. É possível acompanhar a transmissão da emissora, em tempo real, pela internet no Santaportal.
Como Nossa Senhora do Monte Serrat virou padroeira de Santos
Em 1614, durante a incursão de piratas holandeses à costa santista, boa parte da população de Santos, com medo, se refugiou no monte, onde havia a capela recém-construída pelo governador geral do estado do Brasil, D. Francisco de Souza, para a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat.
Segundo conta a história, o povo teria pedido proteção para Nossa Senhora. Logo depois, o caminho que era percorrido pelos corsários para alcançar a população refugiada desmoronou, resultando no soterramento da maioria dos invasores e a fuga do restante para os navios, que depois deixaram a região no dia seguinte. Em 1954, o Papa Pio XII confirmou o título de Patrona da Cidade de Santos para Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 8 de setembro de 1955, o Cardeal Mota, de São Paulo, promoveu a coroação dela.
Devoção antiga
A história da santa começou muito antes, no século VI, na Espanha. A imagem dela, que teria sido levada por São Pedro, ficou escondida em uma caverna da montanha Monte Serrat durante a invasão dos mouros, no século 8, e só foi encontrada quase 200 anos depois por pastores da região. A partir daí foi ganhando vários fieis, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat no meio cristão.
Naquele período, o Brasil estava sob o domínio espanhol (1580-1640) e a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat havia ficado pronta havia pouco tempo. A data da construção é incerta, mas o período mais aceito por pesquisadores é a primeira década do século XVII. Nossa Senhora do Monte Serrat é a padroeira da Catalunha e nesse período foram erguidas capelas em sua homenagem em outros lugares do Brasil, como Salvador.