Sabesp lança campanha para remunerar quem ajudar a detectar ocorrências nas redes de água e esgoto
Por Santa Portal em 14/02/2025 às 06:00

A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, lança nesta semana a campanha “Seja Fiscal da Praia” para que os moradores do litoral Sul e Norte possam ser parceiros em vistorias de possíveis irregularidades e melhorias da rede de saneamento. A ideia é que, em parceria com a empresa, reportem, via aplicativo, a necessidade de manutenção, incluindo nas orlas das praias.
Para participar da ação, moradores do Guarujá, Santos, Praia Grande, Itanhaém e Ubatuba precisam fazer um cadastro no aplicativo Wily, parceiro da Sabesp na iniciativa. Os interessados farão um treinamento para aprender a realizar as vistorias com imagens de vídeo ou fotos feitas pelo celular. Caso o material enviado esteja de acordo com as especificações exigidas, o munícipe receberá uma recompensa pela contribuição, que é variável, paga pelo aplicativo Willy.
“A população será aliada da Sabesp para que as melhorias e reparos sejam feitos com ainda mais agilidade e assertividade, uma vez que teremos rápido acesso ao conteúdo enviado”, explica Olívia Mendonça, Diretora das Superintendências da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “De maneira indireta, a campanha é uma forma de envolver os moradores para que zelem pelo município e auxiliem no bom funcionamento dos sistemas de água e esgoto”, completa.
Iniciativa de sucesso em São Paulo
Desde 2024, a Sabesp realiza ação semelhante na capital paulista. Atualmente, são cerca de 13 mil pessoas cadastradas no aplicativo Willy, proporcionando maior agilidade na identificação de problemas e no atendimento às ocorrências.
Após a realização da vistoria digital e o recebimento das informações pela Sabesp, o atendimento da ocorrência é feito, em média, em 18 minutos. Desde que o projeto foi colocado em operação, foram realizadas mais de 120 mil vistorias por meio do aplicativo em toda a cidade de São Paulo.