Russo preso por ‘gato’ em sua empresa em Santos é solto após pagar fiança de R$ 1.412

Por Santa Portal em 09/02/2024 às 06:00

Divulgação
Divulgação

A denúncia era de trabalho escravo, mas o crime constatado foi o de furto de energia elétrica por meio de ligação clandestina popularmente conhecida por “gato”. A instalação irregular foi detectada em uma empresa de manutenção e locação de patinetes na Rua Júlio de Mesquita, na Vila Mathias, em Santos, e resultou na prisão em flagrante do seu responsável, o russo Evgenii Dyba, de 41 anos. Ele foi liberado após pagar fiança.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) formalizou a denúncia de exploração de mão de obra escrava no 4º DP de Santos. Uma equipe de investigadores desse distrito foi designada para checá-la na manhã de quarta-feira (7), mas não a confirmou.

Ouvidos como testemunhas, dois funcionários estavam no local e afirmaram que são bem tratados pelo patrão e foram admitidos em conformidade com o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sobre o suposto trabalho escravo, eles disseram que um colega demitido recentemente, por não se enquadrar nas regras da empresa, prometeu se vingar formulando uma denúncia ao MPT.

Diante da constatação da ligação clandestina, o responsável pela empresa recebeu voz de prisão por furto de energia. O delito atribuído ao acusado é punível com reclusão de um a quatro anos. A fiança foi arbitrada em um salário mínimo (R$ 1.412,00).

Uma equipe da concessionária CPFL atestou a irregularidade, o que foi necessário para embasar a autuação em flagrante deliberada pela delegada Karla Cristina Martins Pereira. Oportunamente, essa empresa fornecerá relatório informando o prejuízo que sofreu em decorrência da ligação clandestina. O acusado alegou ignorar a existência do “gato” no seu empreendimento. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.