Rota mata acusado de tráfico com tiros de fuzil e apreende drogas e pistola em Santos

Por Santa Portal em 14/02/2024 às 16:18

Divulgação/Governo de SP
Divulgação/Governo de SP

Um acusado de tráfico de drogas morreu em confronto com policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), às 8h40 desta quarta-feira (14), em Santos. Ele estava com mais dois homens e uma mulher, que conseguiram fugir e não foram identificados. Maconha, cocaína, lança-perfume, escstsy e uma pistola foram apreendidos.

Atingido com tiros de fuzil, Émerson Rogério Telascrea, de 33 anos, portava uma pistola calibre 7.65, segundo os policiais militares, e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste. O confronto aconteceu no cruzamento das ruas da Colina e Cananeia, um dos acessos à comunidade do Pantanal, no Saboó.

De acordo com o secretário de segurança pública do Estado, Guilherme Derrite, o tiro que matou Telascrea partiu de um “sniper”, um atirador designado que estava a 60 metros de distância do acusado. Segundo Derrite, a tática é uma ferramenta operacional criada pela Rota para proteção das tropas em exercício da função.

Quatro equipes da Rota se dirigiram ao local para checar denúncias de tráfico de drogas. De acordo com os PMs, eles foram recebidos a tiros, sem saber de onde partiram os disparos. Por esse motivo, os policiais se reposicionaram para poder continuar a incursão com segurança, momento em que avistaram Émerson, mais dois homens e uma mulher.

Com exceção da suspeita, os seus comparsas do sexo masculino estavam armados. Eles fizeram menção de atirar nos patrulheiros da Rota, que foram mais rápidos ao reagirem ao iminente ataque e balearam Émerson. Enquanto os parceiros desse marginal fugiam, os PMs lhe providenciaram socorro.

Segundo os policiais militares, além da pistola e da quantia de R$ 253,35 encontradas com Émerson, foram recolhidos no local do confronto três rádios de comunicação com duas bases de carregamento, dois celulares, 43 frascos de lança-perfume e cerca de 1,5 quilo de outros entorpecentes (562 porções cocaína, 547 porções de maconha e comprimidos de ecstasy). (EF)

Entenda o caso

A terceira fase da Operação Verão, desencadeada na última quarta-feira (7), soma 20 mortos em confronto policial e 580 presos até este domingo (11), de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Em nota, a pasta afirmou que entre os detidos, 211 eram procurados pela Justiça. “Todos os casos são rigorosamente investigados pela 3ª Delegacia de Homicídios da Deic de Santos, com o acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário”, diz o texto.

A terceira fase da Operação, que teve início após o assassinato do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo no início do mês, em Santos, conta com o reforço de policiais de batalhões de diversas regiões, das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e do Comando de Operações Especiais (COE).

Ao mesmo tempo, está em curso a segunda fase da operação, com foco nas ações de combate aos crimes no litoral durante a estação e também durante o Carnaval.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.